— Tá pronto.
Foi assim que o zagueiro Rodrigo Moledo respondeu à pergunta do repórter da Rádio Gaúcha Rafael Colling sobre como o Inter estava para a estreia na Libertadores, logo depois da vitória colorada sobre o Avenida, por 1 a 0. Foi a quarta vitória seguida da equipe no Gauchão, ainda que o futebol apresentado siga inconsistente, oscilando entre um tempo e outro.
Mas, a partir de agora, tudo é Copa Libertadores para o time de Odair Hellmann. Nesta quarta-feira (27), o Inter conhecerá o seu primeiro adversário no torneio: Talleres ou Palestino. No jogo de ida, em Córdoba-ARG, empate em 2 a 2. A decisão será na capital chilena.
Com a boa atuação de Nonato em Santa Cruz, a comissão técnica passará a analisar sua escalação para o jogo do próximo dia 6, ainda que a tendência para a partida fora de casa seja um time mais conservador, com os retornos de Edenilson e Nico López nas vagas de Nonato e Neilton. A utilização de D'Alessandro na equipe titular, embora improvável, deverá ser motivo de mistério.
Antes de viajar a Córdoba ou Santiago, o Inter terá dois testes, ambos no CT Parque Gigante. Na quinta-feira (28), a equipe fará o jogo-treino com o Guarani-VA. Na sexta (1º), um desafio mais duro: o São José – que já bateu o Inter por 2 a 0 no Gauchão. Nesta segunda-feira (25), o clube encaminhará à CBF a lista de 30 jogadores inscritos para a primeira fase da Libertadores. Não haverá surpresas e, além dos 27 atletas já utilizados no Estadual, estarão neste rol os goleiros Keiller e Danilo Fernandes, mais o atacante Paolo Guerrero.
— A vitória é sempre importante, mostra a evolução do time. Com a estreia da Libertadores, teremos 10, 12 dias para trabalhar a equipe e fazer uma grande estreia. Temos de ter tranquilidade para saber que estamos no caminho certo. Saber que as coisas ainda vão melhorar bastante — avaliou o vice de futebol Roberto Melo. — Não vamos chegar 100% na estreia da Libertadores. Vamos usar esses 10 dias para melhorar. Odair tem boas opções para definir a equipe — acrescentou o dirigente, destacando que a delegação fretará voos para as três partidas fora de casa na etapa de grupos da competição sul-americana.
Odair Hellmann viu um Inter em evolução e que, segundo ele, entrará com força no principal torneio da temporada.
— O time está preparado, o grupo está preparado. É claro que, como qualquer outro clube que começar a Libertadores, ele vai crescendo ao longo da competição. Lutamos muito no ano passado para conseguir este objetivo e vamos entrar com muita força - disse o treinador.
Questionado uma vez mais sobre a utilização de nomes como D'Alessandro e Rafael Sobis, o treinador afirmou:
— D'Alessandro e Sobis são jogadores experientes, de títulos de Libertadores, que ajudam não só dentro de campo, mas fora também. E, na hora certa, eles vão jogar. Tenho uma relação limpa e sincera com os jogadores.
Mas ninguém estava mais feliz do que Martín Sarrafiore na noite em Santa Cruz do Sul, ao comemorar o seu primeiro gol como profissional do Inter.
— É uma alegria imensa. Foi o primeiro gol. Vai ficar para sempre. Agradeço a todo mundo da minha família, ao clube, aos companheiros que me receberam da melhor maneira. É uma alegria. Sempre sonhei. Fico muito feliz.
A partir de agora, o Inter se dedicará à Libertadores. O clube entrou em contagem regressiva em busca de seu sonho: o Tri da América.
A provável lista de inscritos do Inter
- Goleiros: Marcelo Lomba, Danilo Fernandes, Daniel e Keiller
- Laterais: Zeca, Iago, Uendel e Bruno
- Zagueiros: Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta, Emerson Santos, Roberto e Klaus
- Meio-campistas: Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick, D'Alessandro, Rithely, Nonato, Sarrafiore e Rodrigo Lindoso
- Atacantes: Paolo Guerrero, Nico López, William Pottker, Wellington Silva, Pedro Lucas, Neilton, Guilherme Parede, Tréllez e Rafael Sobis