O Palestino será o primeiro adversário do Inter na Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira (6), as duas equipes se enfrentarão no Estádio San Carlos de Apoquindo, da Universidad Católica. Será o primeiro jogo oficial entre os dois clubes. No passado, porém, o Inter venceu um amistoso contra o Palestino por 2 a 0, com dois gols de Escurinho, em 1974. Três anos depois, o Palestino foi responsável pelo fim de uma era no Beira-Rio.
Na virada para o ano de 1977, o ícone colorado Elias Figueroa, já bicampeão brasileiro, havia pedido para voltar a seu país. Ainda que Real Madrid e Boca Juniors o quisessem, o camisa 3 optou pelo Palestino.
No pacote da negociação, estava previsto um amistoso em Porto Alegre para marcar a despedida do ídolo. Figueroa, então, vestiu pela última vez a camisa do Inter. Magoada, a torcida vaiou o chileno. Em campo, empate em 2 a 2, com gols de Lino (um ponta-esquerda das categorias de base) e Cláudio Duarte.
— Aquela partida marcou a saída do Figueroa e a passagem da braçadeira de capitão dele para mim — lembra o ex-lateral-direito colorado Cláudio Duarte.
Na semana seguinte ao empate do adeus de Figueroa, o Inter enfrentou a seleção do Chile. No Beira-Rio, e goleou por 3 a 0. Em 15 de fevereiro, o "jogo da volta", em Santiago, e com Figueroa enfrentando o Inter pela primeira vez depois de seis anos no clube.
— Fomos ao Estádio Nacional e vencemos por 2 a 1, com Figueroa e tudo jogando pelo Chile — conta Cláudio Duarte, que acrescenta:
— O curioso desta partida é que atuamos de azul. Pinochet (o ditador chileno Augusto Pinochet, que governou o país de 1974 a 1990) estava nas tribunas. Quando nos viu de vermelho, mandou que trocássemos o uniforme, pois o vermelho era da seleção do Chile. Não estávamos com o uniforme reserva, então, tivemos de jogar com a camisa reserva da seleção chilena, que era azul, com gola e mangas brancas. Sim, jogamos de azul. Mas isto acabou sendo abafado na época — relata Claudião.
Os jogos entre Inter e Palestino:
- 13/8/1974 – Palestino 0x2 Inter (gols de Escurinho)
- 26/1/1977 – Inter 2x2 Palestino (gols de Lino e de Cláudio Duarte para o Inter)