Um otimista pode dizer que não faltam alternativas ao técnico Odair Hellmann — seja de variação tática ou de opções no elenco. O pessimista, no entanto, poderá reclamar que, após dois meses de temporada, o treinador ainda não definiu o time que vai estrear na Libertadores daqui a uma semana, no dia 6 de março. Considerando as seis rodadas em que os titulares foram usados pelo Gauchão, o Inter vive uma mescla destas duas versões. Além da indefinição quanto ao sistema tático, seis jogadores brigam por três vagas: Nonato, Patrick, D'Alessandro, Neilton, Pottker e Pedro Lucas.
O 4-2-3-1 foi o esquema escolhido contra Pelotas, Veranópolis, Brasil-Pel e Juventude. Apenas no último jogo, no Estádio Alfredo Jaconi, D'Alessandro não se fez presente. Naquela partida, coube a Nico López jogar centralizado, atrás do centroavante, como se fosse um camisa 10. Mas o uruguaio foi expulso e a experiência durou apenas alguns minutos.
Nas duas últimas rodadas, o 4-1-4-1 do Brasileirão de 2018 deu as caras novamente, com uma novidade: Nonato. Contra o Caxias, o jovem volante substituiu Patrick. Diante do Avenida, Edenilson estava de fora, por suspensão. Ou seja, o tripé de meio-campo pode ser usado contra Palestino ou Talleres, mas ainda assim resta saber quem vai começar o jogo à frente de Rodrigo Dourado.
Os atacantes, por sua vez, podem aparecer em diferentes zonas do campo — aumentando ainda mais as indefinições do time. William Pottker, por exemplo, que atua originalmente aberto pela direita, já foi usado como centroavante na derrota para o Pelotas. Se isso acontecer outra vez, Pedro Lucas deixaria a equipe.
Nico López é um dos que têm cadeira cativa no time — seja pela versatilidade, podendo atuar em qualquer uma das pontas ou até como referência do ataque, e também por ser o artilheiro do elenco.
E ainda há Neilton. Único atleta do elenco que esteve em campo em todas as partidas do ano, o atacante trazido do Vitória pode aparecer pela esquerda. Ao todo, são seis possibilidades, só restam três lugares no time e há apenas uma semana para Odair resolver este quebra-cabeça.
Alternativas no 4-2-3-1
Alternativas no 4-1-4-1
Confira os times escalados pelo Inter no Gauchão:
Pelotas: Dourado e Edenilson; Nico, D'Alessandro e Patrick; Pottker
Veranópolis: Dourado e Edenilson; Pottker, D'Alessandro e Nico; Tréllez
Brasil-Pel: Dourado e Edenilson; Nico, D'Alessandro e Neilton; Tréllez
Juventude: Dourado e Edenilson; Pottker, Nico e Neilton; Tréllez
Caxias: Dourado, Edenilson e Nonato; Pottker e Neilton; Pedro Lucas
Avenida: Dourado, Nonato e Patrick; Pottker e Neilton; Pedro Lucas