Se 2018 foi um ano de reconstrução, 2019 será uma temporada para ganhar títulos. Esse foi o tom dos discursos na apresentação do grupo do Inter, nesta quinta-feira (3). Diante dos 34 jogadores (na lista há 35, mas Dudu se reapresentou diretamente no CT por estar lesionado) que farão parte do elenco nos primeiros treinamentos, os dirigentes e o técnico Odair Hellmann saudaram a manutenção do grupo e reforçaram que a meta do clube é tentar conquistar as quatro competições previstas para o ano.
Na sala de conferências do Estádio Beira-Rio, os atletas ocuparam as primeiras cinco fileiras de cadeiras. Líderes do elenco, atletas como D'Alessandro, Danilo Fernandes, Edenilson e Rodrigo Dourado ficaram na primeira fila. Já novatos oriundos da base, como o meia Nonato e o atacante Pedro Lucas, concentraram-se mais para o fundo.
Na bancada, em frente ao banner digital com os patrocinadores do clube, sentaram-se o presidente Marcelo Medeiros, o vice de futebol Roberto Melo, o diretor-executivo de futebol Rodrigo Caetano, o diretor de futebol Adauri Silveira e o técnico Odair Hellmann. Nos discursos, foram lembradas as dificuldades de 2018, considerado um "ano de reconstrução", e também reforçadas as metas ousadas para 2019.
— Nós partimos agora de um estágio diferente do que partimos no ano passado — disse Odair.
Medeiros reforçou a briga por conquistas nesta temporada:
— Vamos agora brigar por todas as competições, por todos os títulos — reforçou o presidente.
Rodrigo Caetano manteve o discurso de sua chegada e aumentou a ambição do grupo:
— Que o Inter esse ano dispute tudo para ganhar — completou Caetano.
O nosso craque é o grupo
ROBERTO MELO
Vice de futebol do Inter
Com apenas duas caras novas presentes, os atacantes Neílton e Guilherme Parede, os dirigentes exaltaram a manutenção do elenco, já que nenhum titular foi negociado e a base de 2018 segue para esta temporada.
— Fizemos um esforço muito grande para manter o grupo que nos trouxe até o fim do ano passado brigando pela conquista do título brasileiro. O nosso craque é o grupo. Vamos trabalhar para torná-lo ainda mais forte e trabalhar muito para que não saia ninguém — declarou o vice de futebol, Roberto Melo.
Já Rodrigo Caetano disse que a permanência dos titulares será um trunfo colorado na disputa do Gauchão, do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
— A maior contratação do Inter é a manutenção desse elenco. A manutenção do trabalho é o que nos aproxima de conquistas. Esse grupo recolocou o Inter em um lugar que talvez fosse surpresa só pra quem não conhece a história do Inter — disse.
Por fim, Odair agradeceu a oportunidade dada pela direção de seguir no comando da equipe pelo segundo ano seguido.
— Permanecer durante um ano, renovar contrato e abrir uma temporada pela segunda vez realmente é para poucos. Me sinto um privilegiado. Acredito nesses caras que estão aqui na frente — finalizou, se dirigindo aos atletas.
Os jogadores que se apresentaram
Goleiros: Danilo Fernandes, Marcelo Lomba, Keiller, Daniel e Carlos Miguel
Laterais: Zeca, Dudu*, Uendel, Iago
Zagueiros: Rodrigo Moledo, Victor Cuesta, Klaus, Emerson Santos, Bruno Fuchs e Roberto
Meio-campistas: Rodrigo Dourado, Charles, Gabriel Dias, Edenilson, Rithely, Nonato, Ramón, Patrick, Juan Alano, Camilo, D’Alessandro, Richard e Sarrafiore
Atacantes: Nico López, Jonatan Alvez, William Pottker, Wellington Silva, Guilherme Parede, Neilton e Pedro Lucas
* está lesionado e se reapresentou direto no CT Parque Gigante.