O técnico Lisca possui no currículo vários passagens pelo Inter, em diversas funções. A mais impactante foi em 2016, quando o atual treinador do Ceará comandou a equipe principal colorada nos três jogos finais daquela fatídica temporada. Contudo, apesar do rebaixamento para a Série B, o profissional deixou impressões positivas, pelo menos em parte do elenco.
– Foi pouco tempo, apenas três jogos. A gente sabe que ele tem a parte motivacional muito forte, fez isso com a gente. Pelo trabalho de campo, já foi possível ver que tem qualidade e uma visão de jogo do futebol moderno. Não fica atrás de ninguém. Não é à toa que está sendo reconhecido – disse o goleiro colorado Marcelo Lomba.
Lisca trabalhou na base do Inter nos anos 1990, foi auxiliar-técnico de Guto Ferreira na conquista do Gauchão 2002 e treinou o time B entre 2006 e 2007. Em 18 de novembro de 2016, o treinador foi chamado pelo então vice de futebol Fernando Carvalho após a demissão de Celso Roth com a difícil missão de salvar a equipe colorada do rebaixamento.
Quando o técnico assumiu o cargo, o Inter abria a zona de rebaixamento do Brasileirão, na 17ª colocação, com 39 pontos, mesma pontuação do Vitória, que era o 16º, mas possuía mais gols marcados.
A estreia de Lisca foi com derrota para o Corinthians por 1 a 0, no dia 21 de novembro, em Itaquera, com gol de Marlone. Com o resultado, a situação colorada ficou bastante complicada, pois a distância para o Vitória subiu para três pontos, mais a diferença de saldo de gols.
No jogo seguinte, no Beira-Rio, o Inter reagiu, vencendo o Cruzeiro por 1 a 0, no dia 27 de novembro, com gol de Valdívia, e chegando aos 42 pontos. O problema é que o Vitória também venceu naquela rodada, mantendo o cenário complicado. Com os resultados, a equipe de Lisca chegou à última rodada brigando com o Sport pela última vaga na Série A. Os pernambucanos somavam naquele momento 44 pontos, dois a mais que os colorados.
O jogo final foi a Batalha de Mesquita, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, contra o Fluminense. Em virtude da tragédia com o voo da Chapecoense, a partida foi adiada para 11 de dezembro. O Inter já não dependia mais de si. Mesmo se vencesse, dependeria de resultados paralelos.
No jogo, o Fluminense abriu o placar com o volante Douglas, aos 27 minutos do segundo tempo. Gustavo Ferrareis empatou para o Inter aos 43, confirmando o resultado de 1 a 1 e, consequentemente, o rebaixamento do Inter para a Segunda Divisão. Contudo, mesmo a vitória seria insuficiente para evitar a queda, pois os resultados da rodada não ajudaram.
No final do campeonato, o Inter caiu na 17ª colocação, com 42 pontos, dois a menos que o Sport, o primeiro que escapou do descenso, que somava 44, além de ter um saldo de gols consideravelmente superior.
No total, Lisca somou no Inter uma vitória, um empate e uma derrota, totalizando um aproveitamento de 44%.
Agora, o treinador vive um novo momento na carreira, após ter conduzido uma incrível reação sob o comando do Ceará, que já está fora da zona do rebaixamento e busca, neste domingo (11), contra os colorados, somar mais três pontos para se afastar de vez da proximidade com o Z-4.