O 2019 do Inter começa a ser definido nesta quinta-feira (8). A partir das 20h, o clube dará início ao processo eleitoral que elegerá o presidente do próximo biênio. Dois nomes estão na disputa, que será realizada no salão de atos do Conselho Deliberativo, no Beira-Rio. Candidato à reeleição, Marcelo Medeiros concorre pela chapa 1, enquanto Luciano Davi está inscrito pela chapa 2.
O colégio eleitoral é formado hoje por 344 conselheiros – 300 com mandato vigente e outros 44 natos (ex-presidentes do clube e ex-presidentes do Conselho Deliberativo, por exemplo, têm cadeira cativa no órgão). Para vencer no primeiro turno, a chapa vencedora terá de obter mais de 85% de votos totais. Ou seja, se todos os conselheiros comparecerem à votação, serão necessários 293 votos.
O estatuto do clube determina a necessidade de quórum mínimo de dois terços do Conselho – 230 conselheiros. Caso esse número mínimo não seja registrado, a sessão será encerrada, e uma nova votação terá início no dia seguinte.
A sessão ordinária terá um rito à moda antiga, com urnas de lona e em cédulas de papel. Os eleitores se identificarão e, na sequência, se encaminharão para o voto. A votação está prevista para se encerrar às 22h. Os votos serão apurados na sequência e o resultado, divulgado no próprio Conselho Deliberativo e no site do Inter.
Em caso de segundo turno, os sócios ativos do Inter participarão da eleição, prevista para ocorrer em 8 de dezembro. Neste caso, o clube disponibilizará urnas eletrônicas e será possível votar de forma presencial no Beira-Rio, pelo site ou pelo aplicativo do clube.
Assista aos vídeos abaixo e confira abaixo as propostas dos candidatos:
Chapa 1
Chapa 2