Se no Beira-Rio o Inter segue invicto, a campanha fora de casa explica porque a briga pelo título nacional ficou distante. Enquanto o Palmeiras viveu um momento de ascensão no returno do Brasileirão, o Colorado teve 3 derrotas, 4 empates e apenas 1 vitória. A última vez que o time gaúcho conquistou três pontos longe de seus domínios, foi contra o Bahia, há três meses, no dia 22 de agosto. Assim, o aproveitamento como visitante é de míseros 29,16% - diferente dos 50% do primeiro turno.
— Os pontos fora de casa são os pontos que muitas equipes não ganham. E nosso time, infelizmente, não conseguiu. Mas não foi só o Inter, outras equipes também não conseguiram ganhar jogos fora de casa. A gente fica triste pelos pontos que perdemos, mas o campeonato está em aberto e, enquanto tivermos chances, vamos lutar — analisou o centroavante Leandro Damião após a derrota para o Botafogo neste domingo (18).
Para a sorte do Inter, dos três jogos que restam, os próximos dois serão em casa: contra o Atlético-MG, na quarta-feira (21), e contra o Fluminense, no domingo (25). A última rodada será em Curitiba, contra o já rebaixado Paraná. É a chance de tirar a distância que, atualmente, é de seis pontos para o líder Palmeiras. Porém, a equipe não depende mais de suas próprias forças.
— Foi a nossa sexta derrota na competição. Vínhamos de seis jogos sem perder, estamos entre os quatro primeiros e me parece que o Inter está em 13º colocado — reclamou o técnico Odair Hellmann após a derrota para o Botafogo.
Em parte, Odair tem razão. Analisando friamente os números, o Inter não faz uma má campanha no returno do Brasileirão. Até a 15ª rodada do primeiro turno, a equipe tinha apenas dois pontos a mais do que conquistou até agora, na segunda metade do campeonato. Ou seja, caso vença os três últimos jogos, os comandados de Odair poderão encerrar o certame com desempenhos muito parecidos. A grande diferença, no entanto, está no rendimento longe do Beira-Rio, o que agora não dá mais para recuperar.
Confira os números da campanha colorada no Brasileirão:
1º turno em casa - 7 vitórias e 2 empates (85,18%)
1º turno fora de casa - 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas (50%)
2º turno em casa - 6 vitórias e 2 empates (83,33%)
2º turno fora de casa - 1 vitória, 4 empates e 3 derrotas (29,16%)