O Inter está no Rio de Janeiro onde enfrenta o Vasco na noite desta sexta-feira (26) em São Januário às 21h30min. Do lado adversário, um velho conhecido dos colorados: Maxi López. O ex-gremista é uma das referências técnicas dos cariocas e já marcou cinco gols no Campeonato Brasileiro. Na sua passagem pelo Grêmio, o argentino fez um gol que entrou para a história do Rio Grande do Sul.
O ano era 2009. Em um domingo, o clássico Gre-Nal 377 marcava os cem anos do primeiro disputado em 1909. No estádio Olímpico, o Grêmio do técnico Paulo Autuori recebia o Inter comandado por Tite. Dentro de campo, duas equipes escaladas no 4-4-2 em busca da vitória.
Os colorados saíram na frente. Nilmar dividiu com a defesa gremista e venceu o goleiro Victor: 1 a 0. Logo depois, os donos da casa empataram com um gol de Souza, de falta.
No segundo tempo, surgiu "La Barbie". Souza cobrou um escanteio e Réver chutou. Guiñazú tirou a bola praticamente em cima da linha, pois Lauro já não tinha o que fazer. O rebote sobrou para o argentino, de cabeça, marcar o gol da vitória no clássico histórico.
Nove anos depois, Maxi e o Inter voltam a se encontrar, agora no Rio de Janeiro. Os colorados ostentam a terceira melhor defesa do torneio, enquanto o argentino tenta ajudar a reverter a má fase na tabela do time de Alberto Valentim.
Confira a ficha daquela partida:
19/07/2009 - estádio Olímpico Monumental
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (FIFA/RS). Assistentes: Altemir Hausmann (FIFA/RS) e José Franco Filho (RS).
Cartões amarelos: Guiñazu e Taison para o Inter e Tcheco para o Grêmio.
Gols: Nilmar, aos 25min; Souza, aos 35min do primeiro tempo. Maxi López, aos 24min do segundo tempo.
Grêmio: Victor; Mário Fernandes (Makelele), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.
Inter: Lauro; Bolívar (Danilo), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Guiñazu, D'Alessandro e Andrezinho (Giuliano); Taison (Alecsandro) e Nilmar. Técnico: Tite.