Por Leandro Behs e Rafael Diverio
O Inter foi ao mercado e está perto de anunciar o seu primeiro reforço desta janela de meio de ano. Trata-se do atacante uruguaio Jonatan Álvez, de 31 anos, e que se destacou marcando gols pelo Barcelona de Guayaquil-EQU no ano passado.
Um acerto com o Junior de Barranquilla, atual clube do uruguaio, já foi encaminhado, e Jonatan ficará por empréstimo de um ano, com os direitos fixados, no Beira-Rio. Mas ainda resta a definição salarial com o atleta.
Segundo Daniel Quinteros, empresário de Jonatan Álvez, a transação poderá se finalizada até o final de semana. Mas o agente alerta: há outros clubes interessados. Ainda que o Inter se cale sobre a negociação, um emissário poderá ser enviado a Barranquilla, a fim de acelerar a concretização da transferência.
— Estamos negociando. E estamos muito perto (de um acerto). Mas, até que se assine o contrato, não se pode garantir nada. Com o Junior está tudo definido. Com o jogador, ainda faltam detalhes. Há vários interessados em Jonatan — disse
Jonatan Álvez se destacou atuando pelo Barcelona, na Libertadores de 2017. Depois de marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na Arena, ele despertou o interesse de Renato Portaluppi, mas a direção gremista desistiu de busca-lo porque o jogador teria um "temperamento difícil" fora do campo.
Após uma excelente temporada no Equador, marcando 46 gols em duas temporadas, Álvez foi comprado pelo Junior de Barranquilla por cerca de R$ 9 milhões, e assinou contrato até 2021. Na Colômbia, porém, ele perdeu espaço para o ídolo local Téo Gutierrez. O uruguaio atuou por apenas 992 minutos com a camisa do Junior, em 22 partidas, e fez dois gols – um a menos do que Leandro Damião, em 2018, por exemplo.
Atacante de boa presença na área, Álvez chegará para concorrer com Leandro Damião no ataque — o vínculo de Damião com o Inter se encerra ao final dessa temporada. Dono de bom posicionamento e a força física, ele tem 1m82cm de altura e pesa 77 quilos. Antes de investir em Jonatan Álvez, o Inter havia consultado o agente do atacante Abel Hernández, também uruguaio, mas que acabou trocando o Hull City-ING pelo CSKA-RUS.
Com a chegada do novo atacante, o Inter ficará com cinco estrangeiros no elenco: os argentinos D’Alessandro, Victor Cuesta e martín Sarrafiore, além dos uruguaios Nico López e Jonatan Álvez. Após concretizar esta negociação, a direção colorada deverá partir em busca de um novo armador. Também no futebol do Exterior.