Boa parte dessa vida nova do Inter passa por uma grande mexida no elenco de jogadores. Desde que assumiu o clube, a gestão Marcelo Medeiros reformou profundamente o grupo. Além disso, a renovação com peças importantes da atual equipe também fazem o Inter ter um time pronto para 2019 - quando o clube espera estar de volta à Copa Libertadores da América. Na primeira semana de julho, o Inter vai adquirir o volante Edenilson à Udinese, por cerca de R$ 5 milhões, parcelados, e assinará com o jogador um contrato por três anos. O seu contrato atual, de empréstimo aos italianos, vai até esse sábado. Aos 28 anos, Edenilson é um dos principais desarmadores do Inter de Odair Hellmann.
Dos atuais titulares, apenas Leandro Damião tem o contrato se encerrando no último dia de dezembro de 2018. Como o seu vínculo com o Santos também terá se encerrado em 31 de dezembro, o camisa 9 estará livre. E poderá assinar com qualquer clube, inclusive com o Inter. É provável que, para permanecer no Beira-Rio, o clube tenha de adquirir parte dos direitos econômicos de Damião, que passarão a ser do próprio jogador ao fim da temporada.
Os demais jogadores da equipe quase todos têm vínculo com o clube pelo menos até o final de 2019 - como são os casos de Patrick e de D'Alessandro. Lucca é um caso diferenciado. O empréstimo junto ao Corinthians vai até julho de 2019, mas o Inter tem a opção de compra. Porém, conforme cláusula contratual, caso o clube paulista receba uma oferta pelo atacante ao final dessa temporada, o Inter terá o direito de cobrir a oferta, a fim de ficar com o atleta. Mas, se a venda acontecer para outro clube, o Inter terá direito a 10% da transação. Lucca foi contratado pelo Inter na mesma época em que o atacante Roger pediu a liberação do contrato para poder assinar com o Corinthians.
A dupla de zaga, por exemplo, formada por Rodrigo Moledo e por Victor Cuesta - titulares também na seleção do tradicional prêmio Bola de Prata, da Revista Placar e dos canais Espn -, tem contrato até meados de 2021. Mesmo tempo do acerto do atacante William Pottker com o clube. Já o vínculo do lateral-esquerdo Iago vai até o final de 2021. O contrato de Zeca, o mais longo de todos, é válido até 30 de junho de 2022. Já o goleiro Danilo Fernandes tem um acerto com o Inter até maio de 2020.
Ao elenco atual, o Inter agregará novos jogadores. O volante Rithely assinará por duas temporadas, com o clube gaúcho tendo a opção de compra ao Sport - que agora deseja a contratação do volante Gabriel Dias, a fim de suprir a ausência de Anselmo, vendido pelo Inter para o Al-Wehda. Além disso, a partir do dia 16 de julho, quando a janela brasileira estará aberta para a contratação de atletas que estejam no Exterior, o Inter deverá anunciar pelo menos mais dois reforços: um meia e um atacante.
A situação dos contratados
- Danilo Fernandes - até 8/5/2020
- Zeca - até 30/6/2022
- Moledo - até 30/6/2021
- Cuesta - até 3/3/2021
- Iago - até 31/12/2021
- Dourado - até 31/12/2020
- Edenilson - assinará um novo contrato com o Inter, que será válido até julho de 2021
- Patrick - até 31/12/2019
- D'Alessandro - até 31/12/2019
- Lucca - até 31/7/2019
- Pottker - até 7/5/2021
- Damião - até 31/12/2018