Agora é oficial: Zeca é jogador do Inter, Sasha é jogador do Santos. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira pelo presidente santista, José Carlos Peres.
- É oficial: fechamos a troca do Zeca pelo Sasha. Foi um bom negócio para os dois clubes - disse Peres. - A negociação foi benéfica para o Santos e para o Internacional. O Sasha já está jogando com a gente, tem correspondido. O Zeca é um grande jogador, foi campeão olímpico, teve uma indisposição com a gestão anterior e ficou meses sem jogar - completou o dirigente santista.
Zeca já está em Porto Alegre, assinará contrato com o Inter por quatro anos, e poderá ser apresentado pelo Inter ainda nessa semana - junto com o atacante Lucca. Ao anunciar a contratação em definitivo de Sasha, o Santos utilizou em suas redes sociais a hashtag #SashaDoPeixão, a fim de anunciar o reforço em definitivo.
Conforme a negociação, o Inter ficará com 50% dos direitos do lateral e volante. Os demais 50% serão do Santos - que readquiriu da empresa Airc Sports os 30% dos direitos econômicos de Zeca. Já Sasha permanecerá em definitivo na Vila Belmiro, com o Inter mantendo apenas 10% dos direitos do atacante de 26 anos.
Emprestado ao Santos no começo da temporada, Sasha tinha os direitos econômicos fixados pelo Inter em 7 milhões de euros (quase R$ 30 milhões). O mesmo valor estipulado pelos paulistas para a venda de Zeca.
Para que a transação fosse concretizada, Zeca precisou fazer um acordo com o Santos na Justiça do Trabalho. O jogador movia uma ação trabalhista contra o Santos, exigindo ficar livre no mercado, alegando a falta de recolhimento do FGTS e a falta de pagamento de um mês de salário.
No início da temporada, o Corinthians chegou a estar fechado com Zeca, mas esbarrou no processo que o lateral movia contra o Santos, considerado com poucas chances de sucesso para o jogador obter o direito de ficar livre no mercado. Este fato chegou a estremecer a relação entre os clubes paulistas, e a transação do atleta com o Corinthians foi abortada.
Pré-temporada
Como Zeca não disputa uma partida há quase seis meses - estava treinando por conta, desde a briga com o Santos -, é possível que ele seja submetido a pelo menos duas semanas de "pré-temporada", no CT Parque Gigante, sem previsão de estreia no time de Odair Hellmann.
Tanto Zeca quanto Lucca estão aptos a serem inscritos pelo Inter na Copa do Brasil, o que ocorrerá caso a equipe se classifique essa noite no Barradaão, contra o Vitória. Assim que tiver condições físicas e legais, Zeca deverá ser utilizado por Odair como lateral-direito, podendo ser utilizado também na esquerda, quando das ausências de Iago - jogar como volante seria a última possibilidade.
Zeca e Odair têm boa relação. O atual treinador do Inter era o auxiliar de Rogério Micale na seleção olímpica do Brasil que conquistou o ouro nos Jogos do Rio, em 2016. Zeca era o lateral-direito titular da equipe, enquanto que o então colorado William era o seu reserva.