Depois de levar um susto no início no primeiro tempo e sofrer com o cansaço na metade final do segundo tempo no calor úmido de Belém, o Inter cumpriu a missão fora de casa ao obter a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil com uma vitória de virada sobre o Remo por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (21), no Mangueirão.
Agora, o time de Odair Hellmann decidirá no Paraná a sequência no torneio, que já será disputada no tradicional formato mata-mata, com dois confrontos.
Um sorteio realizado na CBF determinou que o Cianorte-PR, que eliminou nesta quarta-feira o Criciúma nos pênaltis depois de empate em 1 a 1 no tempo normal no Heriberto Hülse, receberá o jogo de volta. As datas ainda não foram oficializadas, mas ocorrerão nas semanas de 28 de fevereiro e 14 de março.
A vitória e a vaga longe de casa trouxeram alívio e preocupação para o Inter. Alívio porque Leandro Damião conseguiu, enfim, interromper uma sequência incômoda de quase 600 minutos sem balançar as redes adversárias. Ao empatar o jogo aos 24 minutos do primeiro tempo, o atacante marcou seu primeiro gol na temporada e o 98º com a camisa do Inter — é agora o 13º maior artilheiro do clube na história, ao lado de Christian.
Por outro lado, sem contar com William Pottker por lesão, Odair ganhou um novo desfalque no ataque para o jogo de ida contra o Cianorte, em Porto Alegre. Aos 47 minutos do segundo tempo, Nico López foi expulso ao agarrar um adversário no campo de ataque para evitar um contragolpe. Sete minutos antes, o uruguaio já havia levado amarelo por outra falta. Buscado no Fluminense, Wellington Silva poderá receber a primeira chance no time titular contra os paranaenses.
Na entrevista pós-jogo, Odair preferiu valorizar a classificação em um jogo classificado por ele como "extremamente difícil" em razão do campo pesado. Segundo o técnico, o time teve maturidade para conseguir uma virada em 11 minutos contra um adversário acostumado a jogar nesse tipo de condições adversas.
— Em primeiro lugar, queria fazer um elogio a todo o grupo, pela postura, pela dedicação que estão tendo em quase dois meses de trabalho. Estamos entre os primeiros no Gauchão, conseguimos a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Estamos no caminho certo — disse o treinador. — Temos de destacar os aspectos positivos dos objetivos alcançados, porque o futebol é tão complexo que, quando as coisas negativas acontecem, elas são ressaltadas — completou.