Paulão está de volta ao Inter. O zagueiro, um dos principais alvos da ira de torcedores, treinou na quarta-feira com os demais companheiros e assim seguirá até que, enfim, haja uma proposta que agrade ao clube e ao atleta para deixar Porto Alegre. O retorno do defensor reacende um debate sobre seu aproveitamento, mesmo que precise superar a rejeição das arquibancadas.
Em um primeiro momento, o jogador trabalhará normalmente ao lado dos colegas de posição Cuesta, Klaus, Ernando, Thales e Danilo Silva. No primeiro dia de atividades, participou de todos os exercícios propostos pela comissão técnica. Apesar do foco na parte física, o treinamento contou com a presença da bola a partir do aquecimento, com todos os jogadores trabalhando com chuteiras.
— Entendemos que Paulão teve uma boa temporada no Vasco, vinha sendo titular. É um jogador que tem boa valorização no mercado e, neste momento, vai integrar o grupo. Se surgir alguma situação, vamos conversar com o atleta — informou o vice de futebol do Inter, Roberto Melo.
Ou seja: o Inter quer uma valorização maior para um destaque da equipe carioca, classificado para a Libertadores de 2018. No Rio, Paulão atuou 24 vezes (22 como titular), atuando por 2045 minutos. Com ele campo, o Vasco venceu 11 partidas, empatou seis e perdeu sete. O zagueiro fez um gol e levou cinco cartões amarelos.
— Aqui no Vasco ele foi bem mesmo. Fez dupla com Breno, depois com Anderson Martins. E, antes deles, com Rafael Marques. Preferiu sempre o lado direito da defesa. Só saiu do time quando Anderson e Breno puderam jogar juntos. Ele se notabilizou pela simplicidade, fazia um feijão com arroz, sem inventar. O que o afastou do time foi que o Inter não quis manter o contrato atual, de pagar parte do salário — comenta Wellington Campos, setorista do Vasco na rádio Tupi, do Rio, que lembra que o teto salarial da equipe é de R$ 150 mil, cerca de R$ 100 mil a menos de seus vencimentos no Beira-Rio.
Para o ex-zagueiro Mauro Galvão, campeão brasileiro com Inter e com Vasco, ainda há tempo para recuperar Paulão:
— Olhando de longe, parece ter acontecido muita coisa errada, principalmente do lado de fora do campo. Por isso, acho que em um time organizado, o Paulão pode dar boa resposta. Isso aconteceu no Vasco e no próprio Inter. Acho que pode receber outra chance.