Símbolo da caminhada do Inter na Série B, o jogo contra o Luverdense, no Passo das Emas, teve emoção, correria, chuvarada e gols. Com o 2 a 2, a equipe gaúcha ainda não se garante na Primeira Divisão, mas poderá, com uma combinação de resultados, confirmar seu acesso no próximo sábado (11), contra o Vila Nova, no Beira-Rio.
Antes mesmo de começar o jogo, Guto Ferreira ganhou um problema. O zagueiro Cuesta chegou a ser confirmado entre os titulares, mas sentiu dores na panturrilha no aquecimento, e ficou de fora da equipe. Em seu lugar, entrou Thales, que fez sua estreia na Série B, após ser chamado do CSA.
E logo após o apito inicial, ficou claro que a ausência do argentino prejudicaria ainda mais o já combalido sistema defensivo. Dourado errou passe no meio-campo, a bola chegou ao lado direito do ataque do Luverdense e Sérgio Mota cruzou rasteiro, Léo Ortiz falhou e Alfredo, livre, abriu o placar. Antes de um minuto, 1 a 0 Luverdense.
O gol cedo deixou a partida completamente aberta. Os donos da casa, porque se animaram. Os visitantes, porque precisavam. Então começaram a surgir oportunidades de parte a parte. Do Inter, D'Alessandro criou e concluiu duas, para ótimas defesas do goleiro. Do Luverdense, Sérgio Mota também teve duas chances: a primeira foi uma tentativa de encobrir Danilo Fernandes do meio do campo. Na segunda, ele apanhou rebote na entrada da área, teve calma e espaço, mas seu chute foi para fora. Pottker também quase marcou, ao driblar da direita para a esquerda e chutar, Diogo espalmou.
Ainda que tivesse ímpeto ofensivo, o Inter tinha problemas defensivos claros. Guto tentou corrigi-los com a inversão de Pottker e Sasha. Aos 30 minutos, Alfredo perdeu o segundo. Rafael Ratão recebeu livre na área, chutou forte, Danilo Fernandes fez grande defesa e o centroavante, sem goleiro, cabeceou para fora.
Quatro minutos depois, ficou evidente a diferença de qualidade. Em situação parecida, Pottker arrancou pela esquerda, teve vantagem sobre o lateral e cruzou na medida para Leandro Damião cabecear e empatar o jogo.
A volta do intervalo foi praticamente idêntica ao começo do jogo. Aos 30 segundos, D'Alessandro encontrou Pottker, que errou em bola sozinho na área. O Luverdense foi para o ataque e após passe de Douglas Baggio, Marcos Aurélio, que já vestiu a camisa colorada, chutou de fora da área e venceu Danilo: 2 a 1.
Aos cinco, quase o terceiro. Sérgio Mota foi na linha de fundo e cruzou para trás, onde Alfredo entrava livre para concluir e isolar. Repete-se o filme, com a diferença de qualidade: Sasha foi na ponta e cruzou, a zaga errou o combate, Uendel dominou e chutou, a bola bateu na defesa e voltou para Damião, novamente, empatar o jogo.
E foi o último lance do centroavante em campo: com dores na coxa, deu lugar a Nico López. Como na etapa inicial, esses gols em pouco tempo abriram a partida. O Luverdense quase fez o terceiro com Rafael Ratão arriscando, cheio de estilo, em curva, e obrigando Danilo Fernandes a buscar no ângulo. A respota do Inter foi em passe de D'Alessandro na medida para Pottker concluir de primeira e Diogo Silva praticar uma grande defesa. O Luverdense ainda assustou nos últimos minutos, quando Paulinho cobrou uma falta no travessão.
Guto Ferreira mexeu no time mais duas vezes: Camilo no lugar de Sasha e Roberson na vaga de D'Alessandro. As substituições, porém, não alteraram o panorama do jogo, que diminuiu de ritmo nos últimos minutos. O Inter voltou com empate. O que, incrivelmente, dentro do cenário que se armou, foi ponto ganho.
Série B — 33ª rodada — 6/11/2017
LUVERDENSE
Diogo Silva; Aderlan, Pablo, William e Paulinho; Ricardo, Marcos Aurélio (Alaor, 31'/2ºT), Sérgio Mota, Douglas Baggio e Rafael Ratão (Cléo Silva, 44'/2ºT); Alfredo.
Técnico: Júnior Rocha
INTER
Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Léo Ortiz, Thales e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, D'Alessandro (Roberson, 31'/2ºT), Sasha (Camilo, 24'/2ºT) e Pottker; Damião (Nico López, 9'/2ºT).
Técnico: Guto Ferreira
Gols: Alfredo, a 50 segundos, e Leandro Damião aos 33 minutos do primeiro tempo; Marcos Aurélio, a um, Leandro Damião aos sete minutos do segundo tempo
Arbitragem: Cláudio Francisco de Lima e Silva, auxiliado por Cleriston B. Rios e Aílton Farias (trio sergipano)
Local: Estádio Passo das Emas, Lucas do Rio Verde
PRÓXIMO JOGO — SÉRIE B
SÁBADO, 11/11, 16H30MIN
INTER X VILA NOVA