O técnico Guto Ferreira acredita que o Inter está próximo e retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, o treinador colorado adota cautela em relação a projeções. Segundo ele, o importante é trabalhar jogo a jogo, já que "Criciúma e Oeste estão encostando e definindo um blocão de oito".
Neste domingo, após o treinamento realizado no Estádio Beira Rio, Guto falou sobre o assunto em entrevista coletiva e chegou a lembrar que "não adianta fazer 63 e descansar", já que muito se tem afirmado que com mais três vitórias, o Inter estará garantido na Primeira Divisão em 2018. Para o treinador, que na temporada passada ficou em quarto lugar na Série B com o Bahia, que fez os mesmos 63 pontos, só será possível comemorar o acesso "quando for matematicamente". Mesmo assim, ele arrisca dizer que "pode ser, pode ser que matematicamente com quatro vitórias esteja classificado".
A cautela adotada por Guto Ferreira visa evitar que o grupo baixe a guarda e tenha a classificação ameaçada. Segundo ele, "como você vai comemorar antes se não tem certeza?". Na equipe desde a quarta rodada, ele afirma que "não adianta falar com coisas subjetivas, é preciso ir jogo a jogo" até que a matemática não deixe dúvidas.
Guto diz que mesmo com a proximidade de atingir o objetivo seu grupo de jogadores não está ansioso:
— Eu não vejo ansioso. Vejo eles focados, refletindo sobre cada momento, cada resultado.
A derrota para o Paraná, na última rodada, já foi absorvida e o comandante colorado garante que "existe uma gana e uma vontade muito de grande de reverter", advertindo que "jogar com o Brasil-Pel sempre é muito difícil".
Questionado se o desempenho atual é um forte indicativo de que o Inter irá garantir uma das quatro vagas, Guto diz que "pelo desempenho, por situações que vem ocorrendo é que afirmo que nós vamos subir, mas não adianta a gente falar, nós precisamos conseguir os resultados". O treinador colorado prega humildade "em tudo que acontece em torno, para que o foco não seja perdido".
Com a reta final se aproximando, Guto Ferreira diz que o mais importante é o resultado. Segundo ele, "de que vale você momentaneamente jogar melhor e não conseguir (o resultado). Esse momento agora é de vencer". E apesar da vantagem do Inter contra o Brasil-Pel, nos três jogos disputados no ano, o treinador colorado diz que "a essência do Brasil não mudou, mas o perfil de time, até pela mudança de treinador mudou. Hoje é uma equipe com uma transição mais rápida, que recuperou um pouco da sua confiança".
Inter e Brasil-Pel jogam na segunda-feira, às 20h, no Estádio Beira Rio, em jogo que abre a 29ª rodada da Série B.