Um clube grande quando é rebaixado tem duas obrigações no ano seguinte: a primeira é voltar à Série A, a segunda é ser campeão da Série B. Por isso, o jogo desta quarta-feira no Beira-Rio é uma espécie de final antecipada. O Inter receberá o América-MG, podendo abrir vantagem de vez e caminhar de volta para a elite e também para o título. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, nesse sábado, em Caruaru, o Inter empatou em 48 pontos com os mineiros, mas leva vantagem no número de vitórias: 14 a 13. O Inter está sete pontos à frente do quinto colocado e, na contagem regressiva, a projeção diz que restam 15 pontos em 39 a serem disputados para retornar à Primeira Divisão.
- Não consigo enxergar uma partida decisiva em um campeonato de pontos corridos, a não ser na última rodada. Nesse momento, é uma partida importante (contra o América-MG). Definitiva? Talvez não, talvez sim. Fizemos um bom primeiro tempo contra o América-MG em Belo Horizonte, mas relaxamos no segundo tempo e tomamos o empate. Quem sabe agora a gente possa ser mais feliz em casa? - disse o técnico Guto Ferreira.
- A Série B é uma competição extremamente disputada, tem várias equipes em crescimento: Juventude, Ceará, paraná, Vila Nova, América, Inter, Boa. Se você vacilar, errar uma vez, duas vezes, eles encostam e começa a ter de novo algo que não desejamos: a pressão - acrescentou Guto.
O técnico do Inter destacou a importância da vitória em um campo difícil como o do Estádio Luiz Lacerda e elogiou a atuação de sua aposta para o lugar de D'Alessandro: Felipe Gutiérrez.
- A vitória era de suma importância, foi um futebol diferente, tivemos de nos adaptar (ao gramado) e a equipe fez um bom primeiro tempo, melhorou no segundo. Felipe Gutiérrez contribuiu e muito. Temos de seguir buscando (o acesso), pois fica mais perto se você não parar. Se diminuir o ritmo, corre riscos - comentou Guto.
No começo da rodada, as vitórias de América-MG e Paraná tornaram a ponta da tabela ainda mais embolada. Por isso, havia a necessidade de bater o Náutico uma vez mais.
- A liderança é muito importante nesse momento. O campeonato vai afunilando a cada jogo. Os resultados da rodada nos pressionaram, era muito importantes conquistar a vitória. Além disso, o campo era muito ruim. Foi um jogo muito difícil - afirmou o lateral Uendel.
Destaque colorado em Caruaru, o centroavante Leandro Damião definiu a partida com um belo gol de cabeça. Mas admitiu dificuldades para atuar no agreste de Pernambuco.
- Estava muito difícil de jogar. Não conseguíamos conduzir a bola, sempre que tentávamos a bola quicava e batia na canela. Jogamos com calma, controlamos o adversário e não deixamos eles jogar. No segundo tempo, quando vimos que eles cansaram, tentamos mais. Tivemos chances, mas o goleiro estava no seu dia feliz - comentou Damião.
- A liderança é muito importante. Precisamos nos distanciar logo dos times que estão atrás para conquistarmos o mais rápido possível o nosso objetivo, que é voltar à Série A - completou.
Mas Leandro Damião foi destaque também fora de campo. Se antes do jogo houve briga entre torcedores de Inter e de Náutico (com torcedores de ambos os clubes detidos pela polícia), ao final, o centroavante comoveu o estádio ao dar a sua camiseta para um menino (com aparência de, no máximo, 11 anos) que entrou em campo para abraçá-lo.
- Ele me pediu o meião, queria só o meião. Aí eu tirei a camiseta para dar a ele. Enquanto eu a vestia nele, ele começou a chorar. Eu fui criança, sei como é isso, ganhar a camiseta de um jogador de time grande não tem dinheiro que pague isso. Já fui criança, sei como é - contou Damião.
Um retorno, duas dúvidas
D'Alessandro estará de volta ao time contra o América-MG. Cirurgicamente suspenso do jogo em Caruaru, o camisa 10 retorna para a saída de Felipe Gutiérrez. As duas dúvidas ficam por conta de Cláudio Winck e Ernando. Com uma contusão na coxa esquerda, o lateral-direito não pôde enfrentar o Náutico e precisará fazer um teste na véspera da partida. Caso não atue, Alemão seguirá na equipe. Já Ernando, que sentiu dores musculares nas costas em meio ao jogo contra o Náutico, dificilmente conseguirá se recuperar a tempo e Danilo Silva deverá ser mantido ao lado de Victor Cuesta.
Oktoberfest: a volta para a Série A chegará no próximo mês?
Os próximos jogos do Inter
27/9 - Inter x América-MG
30/9 - Inter x Santa Cruz
3/10 - Paraná x Inter
9/10 - Inter x Brasil-Pel
17/10 - Boa x Inter
21/10 - Criciúma x Inter
28/10 - Inter x Ceará