D'Alessandro foi o nome da vitória do Inter sobre o Santa Cruz neste sábado, pela 27ª rodada da Série B. No Beira-Rio com mais de 26 mil torcedores, a equipe venceu por 2 a 0, dois gols do capitão e chegou a 54 pontos, abrindo seis para o vice-líder América-MG, que joga no domingo, e nove do Juventude, quinto colocado.
Depois de todo o mistério dos dois últimos dias, Guto Ferreira escalou o Inter com o que tinha de melhor à disposição. Ficaram de fora Cláudio Winck, lesionado, Uendel, suspenso, e Ernando, que voltou a sentir dores nas costas. Em seus lugares, começaram a partida Alemão, Danilo Silva e Carlinhos.
O Inter começou pressionando. Aos dois minutos, Damião dividiu com toda a zaga adversária, levou vantagem e chutou para defesa do goleiro. Aos nove, Danilo Silva fez um belo lançamento para Pottker, que driblou o zagueiro. Para impedir a progressão do atacante, Guilherme colocou a mão na bola. Pênalti. D'Alessandro bateu com categoria e fez 1 a 0.
Após o gol, o ritmo diminuiu. O Inter porque tentava atrair o Santa Cruz para aplicar contra-ataques; o Santa porque não conseguia mesmo. A partida só voltou a ficar interessante quando Pottker deu uma de suas arrancadas pelo lado direito, ignorou o lateral adversário, mas não teve conclusão na jogada.
Com a morosidade colorada na metade final do primeiro tempo, os pernambucanos assustaram Danilo Fernandes aos 32, quando André Luiz arriscou de pé esquerdo, ao lado da trave. Nos últimos minutos, o Inter voltou a criar. Primeiro, Edenilson lançou Sasha, que chutou de sem pulo, na rede pelo lado de fora. Depois, Damião encontrou Pottker, que ganhou da zaga e, na frente do goleiro, viu seu chute ser desviado por Júlio César e encobrir a trave.
A volta do intervalo foi parecida com o começo do jogo, com aceleração do Inter, que tentou definir o jogo. Aos quatro minutos, Carlinhos foi à linha de fundo e cruzou. Pottker cabeceou, mas Júlio César espalmou para escanteio. Mas logo o ritmo diminuiu. O Santa Cruz levou perigo aos 14, com um cruzamento de Grafite que Danilo desviou parcialmente.
O curioso é que desse rebote saiu um contra-ataque armado por Alemão, a bola chegou a Pottker, que invadiu a área e chutou, quando talvez a melhor saída fosse jogar para o meio, onde entravam Sasha e Damião. O goleiro defendeu.
Aos 19, Guto fez a primeira troca: Camilo por Sasha. E essa substituição foi fundamental para garantir a vitória no jogo murrinha. Aos 24, D'Alessandro achou Camilo, em posição irregular, concluir na trave. Dois minutos depois, Camilo fez a jogada, foi derrubado na área, o árbitro não marcou e D'Alessandro apanhou o rebote, driblou o zagueiro e, de pé direito, fez 2 a 0.
O capitão saiu ovacionado aos 36, Gutiérrez entrou em seu lugar. Pouco antes, o Santa Cruz havia ameaçado em chute de Natan, rebatido por Danilo Fernandes, que conseguiu se recuperar e defender.
A última troca do Inter foi a saída de Carlinhos para a entrada de Iago. Mas a essa altura, o que importava era a festa pela liderança. Faltam três vitórias para o retorno à Série A.
Série B - 27ª rodada - 30/9/2017
Inter x Santa Cruz
Inter: Danilo Fernandes; Alemão, Danilo Silva, Cuesta e Carlinhos (36'/2T); Rodrigo Dourado, Edenilson, D'Alessandro (32'/2T), Pottker e Sasha (19'/2T); Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira
Santa Cruz: Júlio César; Nininho, Guilherme, Anderson Silva e Yuri; Wellington, Thiago Primão e João Paulo; André Luiz, Grafite (Natan, 32'/2T) e Bruno Paulo (Ricardo Bueno, 22'/2T). Técnico: Marcelo Martelotte
Gols: D'Alessandro, aos nove do primeiro tempo e aos 26 do segundo tempo.
Cartão amarelo: Alemão (l), Guilherme (SC), Carlinhos (I), Pottker (I), Dourado (I) e Victor Cuesta (I)
Público: 27.479 (23.419 pagantes)
Renda: R$ 578.273
Arbitragem: Alisson Furtado, auxiliado por Fábio Pereira e Cipriano Souza
Próximo jogo
Série B, 28ª rodada
Terça-feira, 3/10/2017, 21h30min
Paraná x Inter