Após o treino da tarde deste domingo, a delegação do Inter embarcará no ônibus do clube, cumprirá cerca de 40 quilômetros, do CT Parque Gigante ao hotel Vila Ventura, em Viamão, e dará início a sua pré-temporada. Sem Willian nem Anderson, ambos apartados do elenco de Antônio Carlos Zago – mais Sasha, que passou por cirurgia no tornozelo e voltará a jogar somente em abril –, a fim de definir as suas saídas para outros clubes, o treinador contará com 31 jogadores para o início dos treinos de pré-temporada. Mais três poderão chegar durante a semana: o lateral-esquerdo Uendel (contratado ao Corinthians), o zagueiro Klaus (do Juventude) e o lateral-direito Alemão (do Bragantino).
A silenciosa fortaleza, instalada na Estrada da Branquinha, distante 15 quilômetros do centro de Viamão, receberá o Inter pela primeira vez para uma pré-temporada. Recentemente, os 70 hectares do Vila Ventura, com o seu gramado avalizado pela Fifa, salas de musculação, piscinas a céu aberto, piscinas térmicas, piscinas para contraste com gelo, spas e luxuosas acomodações, recentemente abrigaram o Inter de Dunga e de Lisca para jogos pontuais – no total, desde 2006, o Inter se refugiou 12 vezes no ecoresort. Pré-temporada, será a primeira.
– Já temos a experiência de receber a seleção do Equador e a Seleção Brasileira por períodos mais longos, como os de uma pré-temporada. O Inter terá tudo aqui, as mesmas acomodações, e sem a necessidade de sair do complexo do hotel para treinar. Os jogadores vão se sentir em casa – promete Samuel da Silveira, proprietário do Vila Ventura.
Leia mais:
Com suspeita de virose, Nico López é levado para emergência do Mãe de Deus
Treino do Inter é marcado pelo início dos trabalhos táticos e susto de Valdívia
Inter teria interesse em atacante da seleção equatoriana, diz jornal
De 15 a 25 de janeiro, a delegação colorada ocupará 28 apartamentos do Vila Ventura. No total, o hotel aguarda 45 colorados, entre atletas, comissão técnica, seguranças e pessoal de apoio. A nutricionista do clube coordenará o preparo das cinco refeições diárias dos jogadores. Os primeiros treinos deverão ser totalmente fechados. Por não ser mais época de alta temporada, os demais 51 apartamentos do Vila Ventura deverão contar com pouca ocupação. A fim de dar maior privacidade ao Inter, a administração restringirá as reservas nesses dias em que o clube estiver em pré-temporada.
Agora, o Inter voltará a realizar os treinos de começo de ano em solo gaúcho. Depois de intercalar três anos em Bento Gonçalves e outros três em Gramado, o QG colorado para essa distinta temporada 2017 será Viamão. O Inter ainda realizará jogos-treinos com o Inter de Lages-SC (dia 21) e com o Tubarão-SC (dia 24). A estreia na temporada será contra o Veranópolis, pelo Gauchão, em 29 de janeiro, fora de casa.
A lista do começo da pré-temporada
Goleiros: Daniel, Danilo Fernandes, Jacsson, Keiller e Marcelo Lomba
Laterais: Artur, Ceará e Iago
Zagueiros: Neris, Eduardo, Ernando, Léo Ortiz e Paulão
Volantes: Anselmo, Charles, Eduardo Henrique, Fabinho, Fernando Bob e Rodrigo Dourado
Meias: Andrigo, D'Alessandro, Gustavo Ferrareis, Seijas e Valdívia
Atacantes: Ariel, Aylon, Diego, Sasha, Brenner, Nico López e Roberson
O que o Inter encontrará no Vila Ventura
Acomodações
Foto: Camila Domingues / Especial
O Inter ocupará 28 dos 79 apartamentos do Hotel Vila Ventura. Os jogadores serão distribuídos em 24 quartos, cada um com duas camas box, com TV a cabo, frigobar, banheiro e varanda rústica.
Campos
Foto: Camila Domingues / Especial
São dois com dimensões oficiais. Um deles, porém, teve o gramado totalmente reformado pela agrônoma Maristela Kuhn – que também cuida do campo do Beira-Rio –, depois que a Seleção Brasileira o utilizou pela última vez, em preparação para a Copa América de 2015. Esse campo recebeu o selo de aprovação da Fifa e foi utilizado pela primeira vez pela seleção equatoriana, que passou três semanas concentrada no Vila Ventura, durante a Copa do Mundo de 2014. A pedido do Inter, uma torre de observação foi instalada ao lado do gramado, para as filmagens dos analistas de desempenho da comissão técnica.
Sala de musculação
Em frente ao campo principal, há uma ampla sala de musculação, com todos os equipamentos que há no CT Parque Gigante. essa sala foi utilizada pela primeira vez pelo Equador e, depois, por Neymar e companhia, em 2015. Anexo à sala de musculação, há os vestiários, com chuveiros, armários, banheiros e duas piscinas, uma delas para banhos de contraste, com gelo, muito utilizada nesse período de treinos para evitar lesões nos atletas. O gelo é produzido no hotel, são 400 quilos a cada turno.
Restaurante
Os jogadores farão as cinco refeições (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia) no restaurante panorâmico do hotel, como os demais hóspedes, mas terão um espaço reservado. A nutricionista do Inter, Cintia Carvalho, é quem orientará a cozinha para que o cardápio dos atletas seja atendido à risca.
Piscinas
Foto: Camila Domingues / Especial
Parte do treino dos jogadores (ou mesmo do descanso) poderá ser feito nas piscinas do hotel. A principal delas, grande e a céu aberto, e a outra, térmica e fechada, decorada como se fosse uma gruta.
Privacidade
Foto: Camila Domingues / Especial
Um grande pórtico, com dois enormes portões de madeira, guarda a entrada do Vila Ventura. A privacidade é total. O gramado no qual o Inter vai treinar fica a 200 metros do hotel e o aceso é restrito, somente quem está no complexo consegue chegar a ele. Assistir aos treinos da estrada, é impossível. O muro, além de árvores e a mata em si, ao redor do ecoresort, tapam totalmente a visão de "espiões".
Dez pré-temporadas coloradas, de Dubai a Viamão
2008 - Porto Alegre-Dubai (Emirados Árabes)
2009 -Bento Gonçalves
2010 - Bento Gonçalves
2011 - Porto Alegre
2012 - Gramado
2013 - Gramado
2014 - Gramado
2015 - Bento Gonçalves
2016 - Orlando/Fort Lauderdale (EUA)
2017 - Viamão
Distâncias do Beira-Rio a...
Dubai: 12.900km
Orlando: 7264km
Bento: 126km
Gramado: 130km
Hotel Vila Ventura (Viamão): 37km
* ZHESPORTES