Na noite de 15 de janeiro, o ônibus do Inter percorrerá menos de 40 quilômetros para que o clube dê a largada oficial para a temporada 2017. Após os testes iniciais e treinos físicos de praxe durante a semana a partir da quarta-feira, dia 11, os comandados de Antônio Carlos Zago sairão do Beira-Rio e desembarcarão no Hotel Vila Ventura, em Viamão.
A silenciosa fortaleza, instalada na Estrada da Branquinha, distante 15 quilômetros do centro de Viamão, receberá o Inter pela primeira vez para uma pré-temporada. Recentemente, os 70 hectares do Vila Ventura, com o seu gramado avalizado pela Fifa, salas de musculação, piscinas a céu aberto, piscinas térmicas, piscinas para contraste com gelo, spas e luxuosas acomodações, recentemente abrigaram o Inter de Dunga e de Lisca para jogos pontuais – no total, desde 2006, o Inter se refugiou 12 vezes no ecoresort. Pré-temporada, será a primeira.
– Já temos a experiência de receber a seleção do Equador e a Seleção Brasileira por períodos mais longos, como os de uma pré-temporada. O Inter terá tudo aqui, as mesmas acomodações, e sem a necessidade de sair do complexo do hotel para treinar. Além disso, o nosso campo coma mesma excelência do gramado do Beira-Rio. Os jogadores vão se sentir em casa – promete Samuel da Silveira, proprietário do Vila Ventura.
Leia mais:
Inter analisa zagueiro uruguaio Diego Polenta, do Nacional
"Clube grande não pode entrar na Série B só com o nome", diz Antônio Carlos Zago sobre início no Inter
Inter vence o São José dos Campos e fecha primeira fase da Copinha com 100% de aproveitamento
De 15 a 25 de janeiro, a delegação colorada ocupará 28 apartamentos do Vila Ventura. No total, o hotel aguarda 45 colorados, entre atletas, comissão técnica, seguranças e pessoal de apoio. A nutricionista do clube, Cintia Carvalho, coordenará o preparo das cinco refeições diárias dos jogadores. Os primeiros treinos deverão ser totalmente fechados. Por não ser mais época de alta temporada, os demais 51 apartamentos do Vila Ventura deverão contar com pouca ocupação. A fim de dar maior privacidade ao Inter, a administração restringirá as reservas nesses dias em que o clube estiver em pré-temporada.
– Vamos confirmar as reservas dos habitués do hotel, pessoas que costumam se hospedar conosco nessa época – afirma Silveira. – Vinte e seis clubes já se hospedaram aqui. No começo, eles vinham para fugir dos foguetórios em Porto Alegre. Depois, acabaram voltando e recomendando a outros times que viessem pela estrutura mesmo, e não apenas pela paz – acrescenta o dono do Vila Ventura.
Nas últimas 10 pré-temporadas, o Inter passou por Dubai, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado, Orlando, Fort Lauderdale e, agora, Viamão. A opção pelo hotel da Região Metropolitana ocorreu por economia (para voltar à Florida Cup o clube avaliou que despenderia mais de R$ 1 milhão; no Vila Ventura, ela custará cerca de R$ 160 mil) e pelo calendário. Com a tragédia com o avião da Chapecoense, o Brasileirão foi adiado em uma semana, o que obrigou às equipes liberarem os seus atletas depois do que estava previsto. O Inter alegou não poder antecipar o fim das férias do grupo e, assim, dificuldades para jogar a Florida Cup pela segunda vez.
Bem antes da Flórida, o Inter percorreu quase 13 mil quilômetros para realizar a pré-temporada. A de 2008 começou em 2007. Em 26 de dezembro, os jogadores se reapresentaram a fim de iniciar os testes físicos e exames antes de embarcar para os treinos em Dubai. Nos Emirados Árabes, o time de Abel Braga estreou na Dubai Cup em 5 de janeiro, batendo o Stuttgart-ALE por 1 a 0. Enquanto a maioria dos clubes brasileiros ainda retornava das férias, o Inter conquistava a o torneio nos Emirados Árabes, ao derrotar a Inter de Milão por 2 a 1 na final – disputada em 7 de janeiro. Apesar da conquista do título em Dubai, o planejamento de início de ano foi apontado como um dos fatores responsáveis pelos insucessos na Copa do Brasil e na arrancada do time no Brasileirão, pois precipitou períodos de treinamentos.
Agora, o Inter voltará a realizar os treinos de começo de ano em solo gaúcho. Depois de intercalar três anos em Bento Gonçalves e outros três em Gramado, o QG colorado para essa distinta temporada 2017 será Viamão. O Inter ainda realizará jogos-treinos com o Inter de Lages-SC e com o Tubarão-SC. A estreia na temporada será contra o Brasil-Pel, pela Primeira Liga, no dia 1º de fevereiro, no Beira-Rio.
O que o Inter encontrará no Vila Ventura
Acomodações
O Inter ocupará 28 dos 79 apartamentos do Hotel Vila Ventura. Os jogadores serão distribuídos em 24 quartos, cada um com duas camas box, com TV a cabo, frigobar, banheiro e varanda rústica.
Campos
São dois com dimensões oficiais. Um deles, porém, teve o gramado totalmente reformado pela agrônoma Maristela Kuhn – que também cuida do campo do Beira-Rio –, depois que a Seleção Brasileira o utilizou pela última vez, em preparação para a Copa América de 2015. Esse campo recebeu o selo de aprovação da Fifa e foi utilizado pela primeira vez pela seleção equatoriana, que passou três semanas concentrada no Vila Ventura, durante a Copa do Mundo de 2014. A pedido do Inter, uma torre de observação foi instalada ao lado do gramado, para as filmagens dos analistas de desempenho da comissão técnica.
Sala de musculação
Em frente ao campo principal, há uma ampla sala de musculação, com todos os equipamentos que há no CT Parque Gigante. essa sala foi utilizada pela primeira vez pelo Equador e, depois, por Neymar e companhia, em 2015. Anexo à sala de musculação, há os vestiários, com chuveiros, armários, banheiros e duas piscinas, uma delas para banhos de contraste, com gelo, muito utilizada nesse período de treinos para evitar lesões nos atletas. O gelo é produzido no hotel, são 400 quilos a cada turno.
Restaurante
Os jogadores farão as cinco refeições (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia) no restaurante panorâmico do hotel, como os demais hóspedes, mas terão um espaço reservado. A nutricionista do Inter, Cintia Carvalho, é quem orientará a cozinha para que o cardápio dos atletas seja atendido à risca.
Piscinas
Parte do treino dos jogadores (ou mesmo do descanso) poderá ser feito nas piscinas do hotel. A principal delas, grande e a céu aberto, e a outra, térmica e fechada, decorada como se fosse uma gruta.
Privacidade
Um grande pórtico, com dois enormes portões de madeira, guarda a entrada do Vila Ventura. A privacidade é total. O gramado no qual o Inter vai treinar fica a 200 metros do hotel e o aceso é restrito, somente quem está no complexo consegue chegar a ele. Assistir aos treinos da estrada, é impossível. O muro, além de árvores e a mata em si, ao redor do ecoresort, tapam totalmente a visão de "espiões".
Dez pré-temporadas coloradas, de Dubai a Viamão
2008 - Porto Alegre-Dubai (Emirados Árabes)
2009 -Bento Gonçalves
2010 - Bento Gonçalves
2011 - Porto Alegre
2012 - Gramado
2013 - Gramado
2014 - Gramado
2015 - Bento Gonçalves
2016 - Orlando/Fort Lauderdale (EUA)
2017 - Viamão
Distâncias do Beira-Rio a...
Dubai: 12.900km
Orlando: 7264km
Bento: 126km
Gramado: 130km
Hotel Vila Ventura (Viamão): 37km
* ZH Esportes