O Ituano que enfrenta o Inter nas oitavas de final da Copa do Brasil é um time diferente daquele campeão paulista em 2014 - derrotou o Santos na final. Além do técnico Doriva, hoje na Ponte Preta, nove jogadores mudaram na escalação. Mais badalado, o zagueiro Anderson Salles foi para o Vasco.
Copa do Brasil: Grêmio define confronto em casa; Inter decide fora
O "Galo de Itu" lutou contra o rebaixamento no Paulistão deste ano. Ficou em penúltimo no grupo que tinha apenas o São Paulo dentre os grandes. Na Copa do Brasil, porém, eliminou dois clubes da Série A - Joinville e Goiás -, além da Portuguesa.
"Proposta do Leicester é uma fábula", diz diretor do Bayer Leverkusen
Em julho, iniciou a disputa da Copa Paulista por não estar em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro. Em dois jogos, tem 100% de aproveitamento. É considerado o franco favorito ao título pela imprensa paulista. O campeão ganha vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Nilmar se despede da torcida do Inter: "Espero que vocês entendam"
- É um time que vem jogando há muito tempo junto e, por isso, bastante perigoso. É uma equipe que se destaca pela bola aérea e pela velocidade. Mostrou isso em um gol de contra-ataque que eliminou o Goiás - conta o repórter Guilherme Giavoni, do Globo Esporte.
Atacante Taiberson pede para atuar pelo Inter B
Os comandantes
Fora das quatro linhas, o Ituano é comandado por personagens considerados novos em suas áreas. O gestor de futebol é o ex-jogador e pentacampeão do mundo Juninho Paulista, que chegou ao clube em 2009 e conseguiu reerguê-lo. Conforme Giavoni, os jogadores recebem em dia e a estrutura não deixa a desejar. Tanto que foi construído um campo anexo ao Estádio Novelli Júnior para receber a seleção da Rússia durante a Copa de 2014.
Vitorio Piffero garante respeito ao Ituano na Copa do Brasil
O treinador, Tarcísio Pugliese, se mantém no cargo há um ano. E é mais novo que o meio-campista Cristian - Pugliese tem 34, e Cristian, 35 anos. Em Itu, ele perdeu apenas uma partida sob o comando da equipe.
- As coisas aqui no Ituano de fato funcionam. Tudo que a gente pede, o Juninho procura atender. É um clube que o que foi combinado é cumprido. E que paga religiosamente em dia. São coisa que são vistas como exceção na realidade atual do futebol brasileiro - disse Pugliese ao completar um ano à frente do time.
Torcedor Colorado ZH: carta aberta ao presidente Piffero
Os destaques
Ídolo da torcida e centro técnico da equipe, o meio-campista Cristian é o jogador mais conhecido. Foi ele quem marcou o gol da vitória no primeiro jogo da final do Paulistão de 2014. Bastante rodado pelo Brasil, passou por times como Paraná, Palmeiras, Coritiba e Vitória. Aos 35 anos, é o dono do time.
O outro destaque é o centroavante Ronaldo, de 24 anos. Artilheiro da Copa do Brasil até o momento, com cinco gols, foi revelado pela Portuguesa e no ano passado esteve no Japão. Tem 1m80cm e se destaca pelas finalizações e força física.
Curiosidades
O Ituano atuou apenas uma vez no Beira-Rio. E foi contra o Grêmio. Na Série B de 2005, o rival colorado perdeu o mando de campo do Olímpico e teve de jogar algumas partidas no estádio colorado. O time paulista venceu por 2 a 0.
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o Ituano foi responsável direto pela eliminação do Inter. Os rubro-negros venceram o duelo por 1 a 0 e tiraram a possibilidade de classificação dos colorados ainda na fase de grupos.
Time-base
Fabio, Dick, Leo, Naylhor e João Paulo; Gercimar, Claudinho, Cristian e Clayson; Ewerton e Ronaldo.
Acompanhe as informações do Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES