Diego Aguirre enfrentará sua grande decisão como técnico do Inter após pouco mais de 100 dias de trabalho no Beira-Rio. Em apenas uma semana, decidirá seu futuro na Copa Libertadores e, com 72h de descanso, enfrentará o Grêmio na primeira partida da final do Gauchão.
As conversas nos corredores do Beira-Rio e a entrevista coletiva do treinador uruguaio dão conta de que o time que irá a campo no próximo domingo dependerá do que ocorrer no meio da semana, contra o The Strongest. Contudo, a tendência é que a equipe considerada titular, com D'Alessandro, Nilmar, Sasha e companhia, entre em campo, pelo Estadual, apenas no dia 3 de maio.
O Inter tem a informação de que as datas das oitavas de final da Libertadores não devem coincidir com o período das finais do Gauchão. O departamento de futebol aposta na liderança do Grupo 4 - o que pode ser encaminhado com apenas um empate na quarta-feira, no Beira-Rio - e isso significaria atuar apenas em maio pela próxima fase da principal competição da América. Ou seja: no meio dos dois Gre-Nais decisivos pelo Estadual, o Inter teria uma semana livre de trabalho.
- Não falarei sobre o Gre-Nal antes da Libertadores. O que eu sei é que conheço os jogadores e todos estão preparados para jogar - resumiu Diego Aguirre.
Há a percepção de que o Inter possui duas equipes no mesmo estilo de atuação e semelhante nível de qualidade. A goleada sobre a Universidad de Chile, com os titulares, e a vitória sobre o Brasil-Pel, com um time descaracterizado, serviram para impor um conceito no Beira-Rio: o Inter tem um grupo adequado ao sistema de Diego Aguirre.
Percebe-se na fala de diretores, de conselheiros e de pessoas com trânsito de vestiário colorado não apenas a empolgação das duas boas atuações do Inter. Há o entendimento, finalmente, sobre o método de trabalho proposto por Aguirre. O diretor de futebol Carlos Pellegrini rebateu as críticas recentes ao uruguaio com um questionamento:
- Vocês, da imprensa, também tiveram de aprender essa maneira dele, não? O trabalho era questionado porque não "dava liga". Mas nós sempre dissemos que ele precisava de tempo. Ele, Diego, inclusive, pedia calma em toda coletiva.
Jogadores como D'Alessandro, Sasha e Nilmar devem ser poupados no primeiro clássico Gre-Nal, principalmente pela fase de Alex e Valdívia, além do bom aproveitamento de Lisandro López. Rodrigo Dourado poderia atuar para dar consistência ao meio-campo. Ao menos um entre Ernando, Juan ou Réver teria chances de fazer parte da dupla de zaga. Alan Costa tende a ir para o banco.
Confira a galeria de fotos de Inter x Brasil-Pel neste domingo:
Acompanhe as informações do Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES