A estratégia mais defensiva que o Grêmio utilizou diante do Fluminense, no Maracanã, pode ter sequência diante do Palmeiras. Contra um adversário pressionado e que joga em casa, o Tricolor pode tentar aproveitar os espaços para pontuar na Arena Palmeiras.
A avaliação interna é de que, em alguns momentos do jogo no Rio de Janeiro, o Grêmio poderia ter aproveitado melhor suas jogadas ofensivas. Por isso, Renato Portaluppi tem focado suas atividades no fundamento de finalização
movimentação e a finalização das jogadas são pontos que Renato tem reforçado nos treinos da semana.
O tripé de meio-campistas formado por Dodi, Villasanti e Edenilson pode ter sequência em São Paulo para que a estratégia seja repetida. Contudo, não se pode descartar a volta de um meia de articulação, como Cristaldo ou Monsalve.
Depois do empate com o Fluminense, Renato explicou como tem pensado o time do Grêmio para as partidas da reta final do Brasileirão.
— Tenho mudado os esquemas dependendo do adversário, do local e do jogo. Já falei para vocês que, na situação em que se encontra, o Grêmio não tem que jogar bonito no restante do Campeonato Brasileiro. O Grêmio precisa de pontos. Entre jogar bem e buscar pontos, eu prefiro os pontos — afirmou.
Além do treino desta quarta-feira (6), o técnico terá mais uma atividade para definir a escalação gremista e ajustar os detalhes da estratégia. Um provável time tem Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson, Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson; Soteldo, Aravena e Braithwaite.