Depois de montar estratégias defensivas contra Fluminense e Palmeiras, Renato Portaluppi vai mudar o time do Grêmio. Além disso, o treinador ganhará dois reforços para planejar o confronto diante do Juventude, dia 20.
Gustavo Martins já está treinando com bola desde a semana passada, recuperado de uma lesão muscular. O zagueiro, inclusive, deve ser titular da equipe ao lado de Rodrigo Ely. Jemerson recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão.
Outra novidade que a comissão técnica pode ter em breve é a volta de Pavon. O atacante sentiu dores musculares e ficou fora dos jogos contra Fluminense e Palmeiras. Sem lesão constatada, o argentino deve voltar a treinar com bola nesta semana.
A utilização de Pavon na partida pode variar conforme as situações de Aravena e de Soteldo. Ambos foram convocados pelas seleções chilena e venezuelana, respectivamente, para as rodadas das Eliminatórias. As duas equipes se enfrentarão dia 19, em Santiago, e o Grêmio tenta montar uma logística para ter ambos contra o Juventude.
Quem é dúvida para a partida é Monsalve. O colombiano denunciado em dois artigos pela expulsão no empate por 0 a 0 com o Botafogo, no dia 28 de setembro e, se condenado em ambos, pode pegar de três a 16 jogos de suspensão. O julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acontece nesta segunda-feira (11).
Após o jogo contra o Palmeiras, o técnico prometeu que a postura da equipe será diferente contra o time da Serra.
— Agora, a gente tem o Juventude dentro de casa e é óbvio que a gente vai mudar nossa maneira de jogar. Até porque, jogando em casa, na frente da nossa torcida, a gente precisa da vitória. Com certeza, a gente vai colocar uma equipe mais ofensiva — afirmou.
Renato terá oito treinamentos para montar a escalação gremista. Neste período, não contará com Aravena, Soteldo, Villasanti, Nathan Fernandes, Igor Serrote e José Guilherme, convocados na data Fifa.