Um mistério segue como motivo de preocupação para os gremistas neste fim de 2024. E não tem a ver com a situação do time no Brasileirão. Kannemann completou na última segunda-feira (4) um mês de ausência dos jogos. Depois de participar dos 90 minutos da vitória sobre o Fortaleza no dia 4 de outubro, o zagueiro não voltou mais a campo. Perdeu os jogos contra Atlético-MG, Inter, Atlético-GO e Fluminense. E o retorno ainda pode levar mais alguns dias.
Na última sexta-feira, horas antes do empate em 2 a 2 com o Fluminense, no Maracanã, surgiu a informação de um novo problema físico do defensor. Novamente dores no quadril estariam atrapalhando o jogador. Uma situação semelhante ao que o afetou ao longo de 2021, mas desta vez no lado oposto ao operado há três anos. Agora as dores seriam no lado direito.
O que diz o Grêmio
Oficialmente, o clube e Renato Portaluppi não confirmam a existência do novo problema físico do argentino. Questionado sobre a situação após a última partida, o técnico afirmou que o motivo da ausência do jogador na delegação que viajou ao Rio de Janeiro ainda seria uma virose.
— O Kannemann ficou fora da viagem porque tem uma virose, falei para vocês no último jogo. Se ele está com problema de quadril, aí já não é comigo, é com o departamento médico. Vamos aguardar o retorno da nossa viagem para saber realmente o que ele tem. Porque no momento em que a gente estava saindo para viajar, vi ele treinando — comentou Renato, após a partida no Maracanã.
A sequência recente de problemas físicos incluiu o que foi relatado por Renato. Depois de participar da vitória sobre o Fortaleza, Kannemann não viajou para Belo Horizonte para a partida contra o Atlético-MG por ter relatado dores musculares. A ausência no Gre-Nal teve como justificativa a virose, o mesmo problema que também forçou o jogador a ser ausência na vitória sobre o Atlético-GO.
A questão das dores no quadril não são novidade para Kannemann. Diagnosticado ao longo de 2021, o desconforto foi causado pela Síndrome do Impacto no Quadril ou Impacto femoroacetabular (IFA), um problema oriundo de alterações no formato dos ossos do quadril. Depois de passar boa parte daquela temporada realizando tratamento para tentar ajudar a salvar o time do rebaixamento, o zagueiro foi submetido a um procedimento no mês de dezembro para tratar de vez o problema.
A cirurgia realizada teve como objetivo corrigir o acetábulo, região que faz a conexão do quadril com a perna. O osso do fêmur foi raspado em uma artroscopia para eliminar os pontos de contato irregulares entre o fêmur e o quadril. Da data do procedimento até o retorno aos jogos, Kannemann levou seis meses afastado.
Previsão de volta
Presente no treinamento de ontem junto aos companheiros, o zagueiro foi reavaliado pela comissão técnica. A informação trazida ontem pelo colunista de Zero Hora, Eduardo Gabardo, é de que o clube avalia o retorno de Kannemann para o jogo contra o Juventude. A partida ainda não teve a data confirmada pela CBF, mas acontecerá após a parada do calendário para a data Fifa de novembro. As competições ficarão paralisadas entre os dias 11 a 19 deste mês.
Atuações de Kannemann por temporada
2016
- 21 jogos*
2017
- 55 jogos
2018
- 44 jogos
2019
- 41 jogos
2020
- 34 jogos
2021
- 28 jogos
2022
- 9 jogos
2023
- 47 jogos
2024
- 31 jogos
*Chegou ao clube em julho
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.