O Grêmio escapou do Maracanã com um ponto precioso. Nos acréscimos, após pênalti sofrido por Arezo, o Tricolor buscou um empate em 2 a 2 com o Fluminense. Braithwaite marcou o primeiro e Reinaldo converteu a penalidade. O resultado acabou salvando uma atuação ruim no Rio de Janeiro. O time gaúcho segue na 11ª colocação, à frente dos cariocas na tabela. E aumentou para cinco pontos a distância para o primeiro time no Z-4.
Renato surpreendeu mais uma vez na escalação. O técnico apostou em um esquema sem um meia de criação, com um tripé de marcadores para proteger o time, e na velocidade de Aravena e Soteldo pelos lados do campo para surpreender o Fluminense. Dodi, Villasanti e Edenilson auxiliavam a marcar e depois tinham liberdade para chegar ao campo de ataque.
A estratégia deixou o Grêmio em vantagem no Maracanã. No primeiro chute do jogo que acertou o gol, o placar foi inaugurado. O lance começou com o passe de três dedos de Reinaldo para Aravena, que driblou Thiago Santos duas vezes, antes de devolver a bola para o lateral. Fabio defendeu o chute de Reinaldo, mas a bola sobrou para Braithwaite marcar no rebote, aos 25 minutos.
O gol gremista trouxe o Fluminense para o jogo. Os donos da casa quase empataram na sequência, após cobrança de falta. Arias aproveitou a desatenção da defesa e ficou livre na pequena área para cabecear. A bola passou por cima da goleira.
Marchesín precisou fazer uma grande defesa para manter a vantagem do Grêmio por mais alguns minutos. Kauã Elias encontrou Lima nas costas da defesa gaúcha. Mas o goleiro evitou o gol com o pé esquerdo e garantiu a vantagem. A pressão dos cariocas deu resultado nos minutos finais da primeira etapa. O Fluminense empatou em um lance de talento de Arias. O colombiano recebeu na área, gingou contra a marcação de Reinaldo e criou espaço para finalizar. A bola passou ao lado de Marchesín, que acabou surpreendido pelo chute. Tudo igual no primeiro tempo do duelo de tricolores no Rio de Janeiro.
E como a estratégia montada indicava, o contra-ataque seguiu como arma principal do Grêmio na etapa final. Aravena arrancou pela esquerda, driblou Samuel Xavier e chutou de fora da área. Fabio tocou na bola e a arbitragem não viu. A resposta do Fluminense envolveu Ganso e Arias. O camisa 10 do time carioca encontrou o companheiro na área com um passe por cobertura. Marchesín defendeu e a bola parou na trave antes de sair.
Um erro na saída de bola forçou o goleiro do Tricolor a fazer outra grande defesa. Kauã Elias recebeu de Lima e chutou da entrada da área para a defesa de Marchesín. Na cobrança de escanteio, o Fluminense fez a virada. Jemerson errou o tempo da bola e Kauã completou para o gol.
Renato realizou três trocas ao mesmo tempo para colocar seu time novamente no ataque. Saíram Edenilson, Aravena e Braithwaite para as entradas de Cristaldo, Nathan Fernandes e Diego Costa. No primeiro lance do trio em campo, o Grêmio quase empatou. Fabio afastou mal um cruzamento de Soteldo e Cristaldo cabeceou. Só que a finalização fraca foi salva por Thiago Santos.
Monsalve e Arezo também foram para o campo, nos lugares de Dodi e Soteldo. O uruguaio se mostrou decisivo. Ele sofreu pênalti nos acréscimos. Reinaldo cobrou e converteu para confirmar o empate no Rio de Janeiro. Um ponto que impediu uma situação que poderia ser ainda mais delicada pelo compromisso da próxima semana. Na sexta-feira (8), o Tricolor vai até São Paulo para enfrentar o Palmeiras.
Brasileirão - 32ª rodada - 1º/11/2024
Fluminense (2)
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Martinelli (Bernal, 21'/2ºT), Lima (John Kennedy, 44'/2ºT) e Ganso (Nonato, 32'/2ºT); Arias, Keno (Marquinhos, 44'/2ºT e Kauã Elias (Germán Cano, 32'/2ºT). Técnico: Mano Menezes
Grêmio (2)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Edenilson (Cristaldo, 21'/2ºT), Soteldo e Aravena (Nathan Fernandes, 21'/2ºT); Braithwaite (Diego Costa, 21'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Braithwaite (G), aos 25min, e Arias (F) aos 42min do 1º tempo. Kauã Elias (F), aos 20min, e Reinaldo (G) aos 53min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Martinelli, Ganso, Kauã Elias, Fabio, Thiago Santos e Arias; Soteldo, Braithwaite, Reinaldo, Villasanti e Renato Portaluppi
CARTÃO VERMELHO: Felipe Melo (F)
ARBITRAGEM: Matheus Delgado Candançan (SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP). VAR: Rafael Traci (SC).
PÚBLICO: 35.278
RENDA: R$ 1.159.512,00
LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro