Correção: o médico que revelou a informação é Paulo Henrique Ruschel, complementado depois por João Bersch, e não Anthony Yépez como publicado às 19h09min desta terça-feira (12). O texto já foi corrigido.
Além da artroscopia no quadril, comunicada pelo Grêmio na semana passada, o zagueiro Walter Kannemann também passou por uma cirurgia no tornozelo. O fato foi revelado pelo médico Paulo Henrique Ruschel, que enviou um vídeo ao comunicador Pedro Ernesto Denardin e reproduzido no programa Sala de Redação, na Rádio Gaúcha.
No vídeo, o médico João Bersch, que participou da operação no quadril, comenta o procedimento. Na declaração, o especialista em quadril trouxe bastidores da intervenção em Kannemann.
— O Kannemann tinha um impacto femoroacetabular. Um contato anormal da articulação do quadril com o acetábulo, que fazia ele ter dor e restrição de movimento. Foi feita uma artroscopia de quadril, na qual fizemos uma recepção óssea, que liberou o quadril, fazendo com que ele conseguisse se movimentar de novo. Algo que já tinha sido feito do outro lado, em 2021 — disse João Bersch.
Na sequência da declaração em áudio de Bersch, Denardin leu uma mensagem de texto, afirmando que a mesma anestesia do procedimento do quadril foi aproveitada para a realização de uma cirurgia no tornozelo.
Os especialistas em tornozelo e pé, José Antônio Sanhudo e Marcelo Rabello, conduziram o processo. Kannemann também foi diagnosticado com síndrome do impacto anterior do tornozelo, mas sem relação com o problema no quadril.
Conforme divulgado pelo Grêmio na semana passada, a recuperação de Kannemann será de pelo menos cinco meses.
Zero Hora entrou em contato com a assessoria do jogador. Kannemann não irá se manifestar sobre os procedimentos aos quais foi submetido. O Grêmio também foi procurado e não se manifestou.