Grêmio

Contra o Z-4
Notícia

Grêmio vai ao ataque contra o Cruzeiro para afastar risco de rebaixamento 

Renato Portaluppi apostará novamente em um time com três atacantes

Lucas Uebel / Divulgação Grêmio
Renato preparou time em treinos realizados nos últimos dias.

O Grêmio vai ao ataque. Na luta para se afastar de vez do fantasma do Z-4, o Tricolor foi preparado por Renato Portaluppi para ser ofensivo no jogo desta quarta-feira (27) contra o Cruzeiro. Uma transformação que se desenhou nos treinos desde o empate com o Juventude, mas que tenta resgatar uma das marcas do trabalho da comissão técnica. 

A postura mais ofensiva não ficou apenas nas questões de campo. No fim da tarde de terça-feira (26), na chegada da delegação a Belo Horizonte, o presidente Alberto Guerra concedeu uma forte entrevista sobre o momento do Grêmio e as críticas recebidas de alguns profissionais da imprensa esportiva.

Depois de desmentir uma informação de que teria participado de uma conversa com Braithwaite, quando o jogador teria reclamado de algumas situações de trabalho no clube, o presidente afirmou que o clima no clube é de tranquilidade. Após acompanhar os dias de preparação para a partida, o dirigente apontou que o trabalho realizado no CT Luiz Carvalho foi bem feito para deixar o clube em condições de voltar da viagem a Minas Gerais com pontos:

— Não só essa semana, mas nas que passaram mesmo sem os resultados, o clima é bom. Os treinos são fortes, os jogadores entendem a nossa situação e sabem que precisamos de uma vitória. O nível de tensão fica um pouco acima da média. Estamos confiantes em somar pontos aqui.

Guerra também reconheceu que o fim desta temporada ficou aquém do que era esperado pela direção. Mas que a avaliação dos erros e acertos das escolhas feitas pelo clube será feita ao fim do Brasileirão.

Estamos cientes da situação do Grêmio. Sabemos que chegamos ao fim do campeonato em uma situação, no mínimo, delicada. É uma combinação de vários fatores. Um ano atípico, de muitas dificuldades. Momentos que poderíamos ter uma recuperação e não tivemos todo o elenco à disposição. Tenho a convicção de que não vamos cair. O grupo tem demonstrado que temos condições de fazer bons jogos. Continuar trabalhando. Ter serenidade e calma. 

Provável escalação

Como virou praxe na temporada, o Grêmio abraçou o mistério da escalação como aliado antes de um confronto importante. Uma das questões em aberto era a composição do setor ofensivo para a partida no Mineirão. Uma alternativa testada ao longo de várias semanas nos treinamentos apareceu de surpresa no jogo contra o Juventude. Depois de muitos testes, Renato apostou em um ataque com Diego Costa e Braithwaite.

A experiência teve um início de bom rendimento. A combinação dos dois centroavante rendeu o primeiro gol da equipe contra o Juventude. Mas depois, com o decorrer da partida, a aposta não deu o retorno esperado. 

— O esquema com dois centroavantes é um desastre total e absoluto. Sobretudo por um jogo como esse que o Cruzeiro vai ter a obrigação de partir mais para cima. O Grêmio, que já perdeu o meio-campo contra o Juventude, com todas suas limitações, perderia com toda certeza para o Cruzeiro. O fato é que o Cruzeiro precisa jogar, precisa pontuar. Então, sim, (prefere) a escalação com pontas, principalmente o Aravena — opina Sérgio Xavier, comentarista do Grupo Globo.

Mas a tendência mais concreta de escalação é pela opção do sistema com dois pontas, uma das marcas do trabalho de Renato no Grêmio. Soteldo e Aravena devem ser novamente os titulares para dar velocidade e drible ao ataque, junto com Braithwaite como centroavante e Cristaldo na armação.

Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esportes ao Meio-Dia

12:00 - 12:50