Há sete meses sem atuar, depois que voltou de empréstimo do Bari-ITA, Brenno está prestes a sair do Grêmio. O goleiro, de 25 anos, tem contrato terminando em junho de 2025, e já tem um acerto encaminhado com o Fortaleza. Desta forma, o Tricolor, ciente da negociação, deverá facilitar a liberação para manter parte dos direitos econômicos do atleta.
Após um período de titularidade em 2021, Brenno perdeu espaço na campanha do rebaixamento e na disputa da Série B de 2022 e jamais se firmou na posição novamente. A cessão temporária aos italianos para a disputa da Segunda Divisão rendeu sequência, já que foram 33 partidas, mas não houve a efetivação da compra.
Equipes do Exterior chegaram a propor uma negociação nos últimos meses, mas as situações não avançaram pelo desejo gremista em lucrar com uma transferência. Em Porto Alegre, sem perspectiva de atuar, ele retomou os treinos e não foi relacionado em nenhum confronto no segundo semestre de 2024.
A liberação do goleiro para o Fortaleza já é tratada no CT Luiz Carvalho como encaminhada. A informação inicialmente foi divulgada pelo jornal O Povo e confirmada pela reportagem de Zero Hora. Brenno foi reserva na campanha do título olímpico do Japão, em 2021, e deverá reencontrar o titular da Seleção Brasileira na ocasião, Santos, ex-Flamengo e Athletico-PR, atualmente reserva. O vínculo deverá ser válido por três temporadas. Apesar da ausência de dinheiro na saída, o Tricolor aposta em retorno financeiro futuro em caso de destaque do atleta no Nordeste.
Para 2025, Marchesín tende a ser mantido como titular. Além disso, há os retornos previstos de Gabriel Grando e Adriel, cedidos para Cruzeiro e Bahia, respectivamente. Rafael Cabral e Caíque possuem situações indefinidas.