Ter menos de 5% de chance de cair parece pouco, mas é o suficiente para preocupar os gremistas. Ainda com quatro partidas para disputar, o Grêmio tem 4,7% de probabilidade de terminar o Brasileirão no Z-4 de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades esportivas.
Em uma conta simples, Bragantino e Criciúma, primeiros moradores da zona de rebaixamento e que têm 37 pontos, precisam fazer quatro pontos a mais do que o Grêmio. Mas entre eles e o Tricolor ainda há Fluminense (38 pontos) e Juventude (39).
O Grêmio também tem um jogo a menos do que alguns de seus concorrentes, já que fará sua partida pela 35ª rodada na quarta (27), contra o Cruzeiro.
A seguir veja uma análise dos jogos que faltam para o Grêmio e dos clubes que estão abaixo dele e são adversários do Tricolor na luta contra a queda.
Grêmio - 40 pontos
35ª rodada — Cruzeiro (F)
O time de Renato Portaluppi enfrenta na quarta (27) um adversário que ainda disputa lugar na Libertadores 2025. O Cruzeiro chega baqueado pela derrota para o Racing, na final da Copa Sul-Americana. Em 11 partidas sob o comando de Fernando Diniz, a equipe mineira venceu apenas duas vezes.
36ª rodada — São Paulo (C)
O São Paulo está classificado à Libertadores, mas ainda batalha por vaga direita. Nesse momento, tem três pontos de desvantagem ao Flamengo, o quinto colocado. São cinco atrás do Fortaleza e seis do Inter.
37ª rodada — Vitória (F)
O Vitória tem 0,93% de chance de ser rebaixado. É possível que o clube baiano chegue matematicamente garantido na Série A do ano que vem. Mesmo assim, o jogo não deve ser fácil, já que os baianos tentam vaga na Sul-Americana. Nas últimas sete partidas, a equipe perdeu apenas uma vez.
38ª rodada — Corinthians (C)
Há algumas rodadas, poderia ser um confronto direto contra a queda. Mas o Corinthians obteve arrancada e agora sonha com vaga na Libertadores. Tem os mesmo 47 pontos do Cruzeiro, dono da última vaga para o torneio.
Juventude - 39 pontos
A equipe de Caxias do Sul enfrenta na terça-feira (26) o Atlético-MG. De olho na Libertadores, os mineiros jogarão com time reserva e com estádio sem torcida. O Ju ainda pega São Paulo e Cruzeiro, que também são adversários do Grêmio na reta final.
- 36ª rodada — Atlético-MG (F)
- 37ª rodada — São Paulo (F)
- 38ª rodada — Cruzeiro (C)
Fluminense - 38 pontos
O time de Mano Menezes tem pelo caminho o Athletico-PR, em vias de se salvar, o Cuiabá, próximo de ser rebaixado, e o Palmeiras, que pode chegar à última rodada ainda disputando o título.
- 36ª rodada — Athletico-PR (F)
- 37ª rodada — Cuiabá (C)
- 38ª rodada — Palmeiras (F)
Criciúma - 37 pontos
O Criciúma ainda precisa fechar a sua participação na 35ª rodada. Seu calendário aponta jogos contra dois adversários diretos (Fluminense e Bragantino), o Corinthians que briga por vaga na Libertadores e o Flamengo, que ainda sonha com o título.
- 35ª rodada — Fluminense (F)
- 36ª rodada — Corinthians (C)
- 37ª rodada — Flamengo (C)
- 38ª rodada — Bragantino (F)
Bragantino - 37 pontos
O Bragantino pode ter confronto direto com o Criciúma para não cair na última rodada. Antes, enfrenta o Cruzeiro e o Athletico-PR.
- 36ª rodada — Cruzeiro (C)
- 37ª rodada — Athletico-PR (F)
- 38ª rodada — Criciúma (C)