A permanência de Renato Portaluppi no Grêmio ainda não foi discutida. Porém, o treinador começa a ter o nome ventilado em outros clubes brasileiros. O Santos é um dos possíveis destinos do ídolo gremista. Paulo Bracks, CEO da equipe paulista, rasgou os elogios ao técnico. Ele também comentou sobre a possibilidade de Soteldo ser adquirido pelo Tricolor em 2025.
Fábio Carille, que esteve no comando do time na Série B, já acertou a saída da Vila Belmiro. Bracks, em entrevista à Rádio Gaúcha, ao programa Domingo Esporte Show, analisou o perfil do novo profissional para treinar o Santos e considera Renato com as características necessárias para a função:
— Vou dar uma resposta pessoal. Eu entendo que ele tem o perfil, não necessariamente que vá colocar ele numa mesa de possibilidade ou de negociação, ele é treinador do Grêmio, mas a minha resposta pessoal de analista de futebol é que sim. Ele tem uma experiência muito grande, mais de cinco anos, e tem essa identidade de ofensividade. Sou admirador do trabalho dele, dos êxitos que tem tido com a recuperação e projeção do Grêmio nos últimos anos — confessou Bracks.
Outro assunto que conecta Grêmio e os paulistas é Soteldo. O venezuelano está emprestado até dezembro de 2024 com a preferência de compra dos gaúchos em U$S 5 milhões, cerca de R$ 29 milhões. O tema ainda não tem perspectiva de resolução:
— Oficialmente não houve procura. É um jogador que tem destaque há alguns anos no futebol brasileiro. Temos indicadores dele dentro do Grêmio neste ano, ele acabou tendo que sair em função da questão financeira, há previsão contratual para exercer caso seja do interesse do Grêmio e acho que não vai acontecer até a definição da Série A — disse.