Depois do empate com o Fluminense, no Maracanã, o Grêmio voltará a jogar fora de casa nesta sexta (8) diante do Palmeiras. O vice-líder do Brasileirão vem de derrota no clássico para o Corinthians.
A estratégia usada pelo Timão pode servir de exemplo para o Tricolor no Allianz Parque.
Como jogou o Corinthians
Depois da eliminação para o Racing na Sul-Americana, Ramón Díaz apostou em mudanças no Corinthians e voltou a montar o time com três zagueiros. Assim, o treinador contava com uma linha de cinco para marcar o ataque do Palmeiras, que costuma juntar de quatro a cinco atletas no setor ofensivo.
O sistema tático do Corinthians foi um 3-4-1-2, tendo no setor ofensivo o meia Garro por trás de Depay e Yuri Alberto. Na hora de defender, o Timão formava uma linha de cinco com o recuo dos laterais. Assim, Ramón Díaz conseguiu ter amplitude defensiva para conter os avanços do Palmeiras.
Foi chave para segurar o placar zerado a marcação no setor direito, onde atua Estêvâo. O lateral Hugo marcou o jovem, até em alguns momentos exagerando nas faltas, mas conseguiu executar a cobertura de forma eficiente, sempre contando com as coberturas de Felix Torres e do volante Martínez para evitar situações de inferioridade diante das chegadas de Marcos Rocha e Richard Ríos no setor.
Quando tinha a bola, Garro era figura fundamental para dar a velocidade certa entre segurar o jogo e acionar os homens de frente. Se quiser repetir a ideia de jogo do Corinthians, Renato tem Cristaldo e Monsalve como opções para ser esse meia. Soteldo e Aravena brigaram por um lugar ao lado de Braithwaite no ataque.
O Palmeiras teve maior volume, com posse de bola de 59% e 17 finalizações no clássico, mas apenas quatro delas no alvo. O Corinthians teve efetividade para marcar seus dois gols em apenas seis finalizações na partida, mas a vitória só foi construída pelos ajustes de marcação de Ramón Díaz.
Fica para Renato Portaluppi um caminho de como segurar Palmeiras no duelo desta sexta-feira.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.