O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o Corinthians em R$ 50 mil por conta de provocações feitas por corintianos contra torcedores do Grêmio, que faziam alusão à enchente de maio, na partida entre as duas equipes, no dia 31 de julho, pela Copa do Brasil. A decisão, tomada por uma comissão do tribunal no julgamento em primeira instância, foi mantida pelo Pleno no início da tarde desta quinta (24).
Na ocasião, torcedores do Corinthians fizeram gestos em direção à torcida do Grêmio simulando movimentos de natação. Além disso, um torcedor chegou a proferir a frase: "vai chover".
Por conta dos episódios, o clube paulista foi denunciado pelo artigo 243-G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que enquadra a prática de "ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica".
No julgamento, o Corinthians argumentou que não houve ofensa discriminatória contra um grupo étnico que se encaixasse no artigo em questão. No entanto, prevaleceu o entendimento da Procuradoria, que defendeu a necessidade de punição.
— Havia em torno daquele evento climático e daquela catástrofe uma grande comoção que unia toda aquela sociedade, fazendo com que houvesse sim um grupo étnico que partilhava o mesmo sentimento. Assim como os nordestinos são um grupo étnico, naquela situação havia o grupo étnico dos gaúchos em relação às enchentes — defendeu o Procurador-Geral do STJD, Paulo Dantas, em sua sustentação oral.
A decisão não é mais passível de recurso na Justiça Desportiva brasileira.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.