É a hora da decisão para o Grêmio. A irregularidade na campanha no Brasileirão transformou o jogo contra o lanterna, na 31ª rodada, em um momento decisivo para o Tricolor na temporada. É assim que a partida deste sábado, às 16h30min, contra o Atlético-GO é encarada dentro e fora do ambiente do clube.
Uma vitória volta a afastar a ameaça do Z-4 e mantém o time na briga por uma vaga à Sul-Americana do ano que vem. Uma derrota traz de vez a crise para dentro dos portões do clube.
Apontada por Renato e pela direção como o principal motivo para as dificuldades da temporada após o Gauchão, a ausência do fator local na Arena acaba neste final de semana. A partir deste sábado, o time contará com o retorno da capacidade máxima do estádio. A previsão de público divulgada na sexta indicou o apoio de mais de 35 mil torcedores para a partida contra o Atlético-GO.
— Se você pegar qualquer time do Brasileiro e botar a jogar fora de casa, vai ver a dificuldade que vão enfrentar. Isso não é fácil, fica muito difícil. Por tudo que nós passamos, o Grêmio está bem colocado no Campeonato Brasileiro. Deus queira que nunca aconteça isso com outros clubes. Vocês precisam entender que foi um ano atípico para o Grêmio — justificou Renato após a derrota no Gre-Nal 443.
Desempenho
Mesmo que o desempenho recente no estádio não seja tão positivo, a volta da capacidade máxima de ocupação da Arena é comemorada. São quatro jogos desde a reabertura da Arena após a enchente: as derrotas para o Atlético-MG e o Criciúma e as vitórias sobre Flamengo e Fortaleza. Um aproveitamento de 50%.
No ano passado, na campanha do vice, o Grêmio foi o melhor mandante da competição junto ao Palmeiras. O time somou 44 pontos em casa, com aproveitamento de 77% dos pontos disputados.
O rendimento foi debatido internamente. É preciso melhorar nos quatro jogos que restam neste ano na Arena (Atlético-GO, Juventude, São Paulo e Corinthians) para possibilitar que o Grêmio alcance o objetivo traçado pela direção.
— A gente trabalha todos os dias em busca das vitórias. Sabemos dos erros internos. O presidente erra, o vice erra, o treinador erra, o jogador erra. Muito mais potencializado por tudo o que a gente passou (enchente). A gente vai avaliar isso (futuro de Renato) no final do campeonato. O que já dissemos é que nós vamos até o final com o que a gente tem, buscando sair dessa situação incômoda e classificando o Grêmio para uma competição sul-americana — declarou o presidente Alberto Guerra depois do jogo.
Adversário
Virtualmente rebaixado, o Atlético-GO pretende usar a reta final do Brasileirão para avaliações. Antes da viagem da delegação da equipe goiana para Porto Alegre, o técnico Umberto Louzer garantiu que sua equipe está comprometida em buscar resultados positivos nas últimas rodadas.
— Me sinto seguro e confortável em dizer que todos os atletas estão comprometidos. Podemos questionar o resultado, um erro aqui ou acolá, mas na questão de engajamento e entrega, não — afirma Louzer.
O treinador terá o retorno de dois titulares para a partida em Porto Alegre. O lateral Romão volta ao time após quatro jogos de suspensão.
Luiz Fernando, ex-atacante do Grêmio, também volta ao time. O atacante deverá ficar com a vaga de Janderson, outro ex-jogador com passagem pelo Tricolor.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.