Depois de colocar em prática uma versão mais defensiva do esquema 4-2-3-1, com Edenilson e Aravena nas pontas, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, vem testando novos atletas com perfil marcador nos lados do campo. Desde o início de outubro, os laterais Igor Serrote e Mayke tornaram-se opções para desempenhar a função.
Durante a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, no dia 4, Igor Serrote ingressou na vaga de Cristaldo e atuou como meia aberto pela direita. Já na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na quarta (9), Mayke entrou na vaga de Aravena e executou função semelhante pelo lado esquerdo.
Os dois laterais vêm treinando também no meio-campo. O objetivo de Renato é ter mais atletas marcadores aptos a atuar como pontas, uma vez que a ideia é consolidar um 4-2-3-1 mais defensivo, com uma maior proteção pelos lados.
Após atuar por várias rodadas com Monsalve e Soteldo nas pontas, o treinador diagnosticou que o time ficava muito exposto, sofrendo nove gols em quatro jogos, sendo que o ápice foi a derrota por 2 a 1 para o Criciúma, no dia 25 de setembro. No mesmo período, o Tricolor venceu o Flamengo por 3 a 2, empatou com o Bragantino por 2 a 2 e perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1.
Depois disso, Renato sacou Monsalve e promoveu o ingresso de Edenilson na ponta direita. Na sequência, o atacante Soteldo, que também não tem a marcação como sua principal virtude, perdeu a posição para Aravena, elogiado internamente pela recomposição.
Por essa preocupação defensiva, o treinador deseja ter mais pontas marcadores disponíveis no elenco, de olho em necessidades pontuais no decorrer dos jogos. Neste contexto, Igor Serrote e Mayke despontam como alternativas.
No Gre-Nal, contudo, o primeiro iniciará no banco de reservas. Já o segundo deve ser o lateral-esquerdo titular, uma vez que Reinaldo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.