Um dos episódios da derrota para o Atlético-MG abriu o primeiro mistério no lado azul da rivalidade para o período dos próximos oito dias que antecedem o Gre-Nal. O buraco aberto no lado esquerdo da defesa, causado pela suspensão de Reinaldo, será um dos tópicos discutidos nos próximos dias até a confirmação da escalação do Grêmio aparecer uma hora antes do clássico. Mesmo que algumas pistas sobre qual será a solução para a ausência tenham aparecido ainda em Belo Horizonte.
Fabio e Mayk são os dois principais concorrentes pela titularidade da lateral esquerda na próxima rodada do Brasil. Uma disputa, no entanto, que não parece tão em aberto assim pelas manifestações feitas por Renato em sua entrevista coletiva após o jogo contra o Atlético-MG. O técnico afirmou que optou por colocar Mayk, contratado junto ao Guarani, em campo para que o jogador ganhasse alguns minutos em campo.
— Coloquei principalmente para dar ritmo pra ele. No próximo Gre-Nal não teremos Reinaldo que, infelizmente, recebeu o terceiro cartão amarelo — disse o técnico Renato Portaluppi em entrevista coletiva.
Mesmo que o caminho pareça aberto para Mayk entrar no time, não é possível fechar as portas para que a oportunidade seja dada a Fabio. Mais experiente, o ex-jogador do Manchester United tem 34 anos contra 25 do adversário pela vaga, o lateral-direito é um dos nomes do grupo que conta com a confiança da comissão técnica.
Apesar de ser destro, Fabio fez sua carreira na Europa como lateral-esquerdo. E pela concorrência com o irmão gêmeo Rafael, atualmente no Botafogo, teve que buscar seu espaço no lado esquerdo do campo.
— Joguei tanto tempo ali que me adaptei a fazer alguns movimentos, e defensivos também ajuda. A gente vai se adaptando — disse Fabio, ao explicar a adaptação na função depois da vitória gremista sobre o Cuiabá na Arena.
Destro na esquerda
Patrício viveu a experiência de atuar improvisado no lado esquerdo. Lateral-direito com duas passagens no Grêmio, defendeu o clube em 2000 e depois entre 2005 a 2007, o ex-jogador falou sobre os pontos que atrapalham para quem é destro atuar na função.
— Tem muitas dificuldades. A perna boa é a direita. Principalmente no apoio. Você chega na frente e fica um pouco perdido. Tenta levar a bola para dentro. Até conta com a vantagem que, ao fazer isso, o cruzamento tem a direção ao gol. Mas não é o normal. Mesma coisa que colocar um canhoto no lado direito. O jogador experiente tem mais facilidades para fazer isso. Como o Fabio já jogou ali, é mais fácil — opina.
Alternativa da base
Uma terceira possibilidade, ainda que bem mais remota, também será avaliada quando os jogadores e a comissão técnica retornarem do período de folga na próxima segunda-feira. O jovem Zé Guilherme, vindo das categorias de base, foi chamado em alguns momentos de 2024 para atuar com o time principal. Ele fez nove jogos pela equipe profissional. Passou o mês de setembro em recuperação de lesão muscular e já fez três jogos com o grupo da categoria sub-20.
Mesmo que ele não esteja entre as alternativas principais para começar o Gre-Nal, é possível que seja novamente relacionado junto às demais opções para ficar como opção no banco de reservas.
Números
Fabio
- 4 jogos*
- 104 passes certos x 20 passes errados
- 1 desarme
- 1 cruzamento errado
* Jogos como lateral-esquerdo
Mayk
- 12 jogos*
- 256 passes certos x 53 passes errados
- 4 desarmes
- 15 cruzamentos errados x 2 cruzamentos certos
*Pelo time principal do Grêmio
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.