Mesmo sem o Grêmio vencer Gre-Nal há quatro jogos, o treinador Renato Portaluppi não deixou de provocar o Inter. O revés para o rival neste sábado (19), por 1 a 0, foi a quarta derrota consecutiva do Tricolor em clássicos. Após a partida, os jogadores e os torcedores colorados festejaram mais uma vitória no Beira-Rio, o que originou a alfinetada do treinador gremista.
— O Grêmio, nos últimos anos, tem vencido campeonatos e Gre-Nais. Os colorados, com todo o respeito, estão satisfeitos quando ganham Gre-Nal, mas não ganham campeonato. É o que eles têm durante o ano todo. Durante os últimos anos, na verdade. Perdemos os últimos três clássicos, mas continuamos conquistando (títulos). Ninguém gosta de perder, claro, mas a única alegria que os colorados têm é ganhar o Gre-Nal — provocou Renato, que completou:
— Alguns se contentam com poucos, outros se contentam com bastante. Eles que aproveitam. Enquanto isso, o Grêmio ganha títulos.
O mais recente título gremista foi o hepta do Gauchão neste ano. Além das conquistas estaduais, a última taça levantada pelo Grêmio foi a Recopa Sul-Americana, há seis anos. Em contrapartida, o Inter vive com uma seca de títulos há nove anos — última conquista foi o hexacampeonato gaúcho, em 2016. Fora isso, o mais recente título expressivo do Inter fia há 13 anos, na Recopa Sul-Americana de 2011.
O treinador ainda ponderou que o Grêmio não disputou nenhum clássico na Arena neste ano: dois no Beira-Rio e um no Couto Pereira, em Curitiba — com mando do Tricolor, mas longe de sua casa devido à enchente de maio. Fato esse que, para ele, influencia os resultados da partida:
— Dos três Gre-Nais que perdemos, nenhum foi na Arena. Pode ter certeza que dentro de casa seria muito diferente. Fica complicado jogar boa parte do Brasileirão longe de casa.