Titular absoluto do Grêmio em 2024, Soteldo tem permanência incerta para a próxima temporada. O desejo do Tricolor, mesmo com a indefinição sobre a continuidade do trabalho de Renato Portaluppi, é renovar com o venezuelano. Entretanto, os valores previstos na compra junto ao Santos são considerados altos: U$S 5 milhões, cerca de R$ 27,7 milhões, por 50% dos direitos econômicos. O clube analisa alternativas para compor uma negociação.
Questionado na zona mista da Arena depois da vitória sobre o Flamengo, neste domingo (22), sobre a possibilidade de seguir em Porto Alegre, o camisa 7 despistou:
— Quem decide isso é o Grêmio. Estou tranquilo, minha família também, estou feliz aqui no Sul. Eu não estou pensando nisso. Eles decidem. Se decidirem não comprar, vou sair feliz porque passei um ano espetacular. No final, eles vão decidir — resumiu.
Neste momento, o Tricolor descarta exercer a compra pelo valor previsto no contrato. Além do valor, considerado alto, pesa o fato de que apenas metade dos direitos econômicos seriam transferidos.. Soteldo tem 27 anos e não há perspectiva de uma revenda no futuro.
O primeiro objetivo do Grêmio na temporada é escapar do rebaixamento. Nos bastidores, no entanto, considera a possibilidade de conquistar uma vaga na Sul-Americana ou até mesmo na Libertadores. Quando houver uma definição sobre o calendário de 2025, o Tricolor irá abrir conversas para definir a permanência. Uma troca por jogadores ou envolvendo valores mais baixos podem ser propostos aos paulistas.
No Santos, que lidera a Série B, a intenção é aguardar a investida gremista. O técnico Fábio Carille poderá deixar o clube pelo desempenho na Série B. Alguns nomes já são especulados. Entre eles, Jorge Sampaoli, fã do venezuelano, que possivelmente pediria o retorno do jogador ao clube.
Em Porto Alegre, apesar de algumas polêmicas extracampo, Soteldo acumula 31 partidas. O jogador tem cinco gols e quatro assistências no período e é titular de Renato Portaluppi.