O Grêmio informou nesta quinta (19) que afastou o auxiliar técnico Alexandre Mendes. Segundo a nota, ele foi dispensado na terça-feira (17) para "tratar de assuntos pessoais".
"Em razão de informações que circularam nos últimos dias, o Grêmio comunica que afastou preventivamente o auxiliar técnico Alexandre Mendes. Ele foi dispensado, no dia 17, para tratar de assuntos pessoais", diz texto enviado pela assessoria do clube. O afastamento foi antecipado na manhã desta quinta-feira pelo colunista Eduardo Gabardo.
Zero Hora entrou em contato com Mendes, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.
Com o Renato Portaluppi suspenso por mais um jogo, Marcello Salles e James Freitas, outros auxiliares, vão comandar o time diante do Flamengo no próximo domingo (22), às 18h30min, na Arena.
Os dois profissionais têm se revezado na casamata ao lado de Renato Portaluppi, o que não era comum até julho. Entretanto, foi Mendes quem esteve à beira do gramado no empate entre Grêmio e Bragantino.
Carreira
Alexandre Mendes, formado em Educação Física, conheceu Renato Portaluppi no Fluminense, enquanto o treinador era o astro da equipe dentro de campo. Em 2005, foi convidado pelo gaúcho para trabalhar no Vasco.
A primeira conquista da dupla ocorreu em 2007, a Copa do Brasil, pelo Fluminense. No ano seguinte, atuaram juntos no vice da Libertadores do Tricolor das Laranjeiras.
Alexandre Mendes passou de preparador físico a auxiliar técnico no Grêmio, em 2010, na primeira passagem de Renato pelo clube. Em Porto Alegre, ambos viveram a melhor fase da carreira, com a conquista da Copa do Brasil em 2016 e da Libertadores em 2017, além da Recopa Sul-Americana em 2018 e de sete edições consecutivas do Gauchão até 2024.
Suspensão de Renato
Renato foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após tirar o time de campo no final da partida contra o Bahia em partida do Brasileirão realizada em 27 de abril, na Arena Fonte Nova. O treinador ficou revoltado quando o árbitro expulsou Diego Costa.
Após o efeito suspensivo pedido pelo Grêmio, ficou determinado que o técnico cumpra metade da pena prevista, ou seja, dois jogos de suspensão. O jogo contra o Bragantino foi o primeiro.