Depois de vencer o Cuiabá, fora de casa, por 3 a 1, em uma grande estreia de Braithwaite, o Grêmio muda seu foco para a Libertadores. Empolgado após decolada no Brasileirão, mas ainda sofrendo pela eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil, o Tricolor encara, na terça-feira (13), no Couto Pereira, o Fluminense, pelo jogo de ida das oitavas da maior competição sul-americana.
Renato Portaluppi, no entanto, ainda no sábado (10), em Cuiabá, evitou falar projetar o time para o duelo contra a equipe carioca. Ele considerou como "boa dor de cabeça" a chegada de novas opções no elenco. Quando questionado sobre as titularidades de Braithwaite e Monsalve, que começaram bem com a camisa do Grêmio, o treinador respondeu:
— É importante ter essas opções. A gente precisa levar em consideração também várias coisas, a viagem um pouco cansativa, jogamos no sábado e já na terça-feira tem mais um jogo duríssimo contra o Fluminense pela Libertadores. Domingo vamos aguardar a revisão médica. Eu costumo sempre falar com os jogadores de que maneira eles estão se sentindo e todos eles gostam de jogar. Vamos treinar e ver até terça.
O técnico gremista ainda completou dizendo:
— Tendo um grupo grande, bom, com várias opções, não tem por que colocar cada três dias o mesmo time em campo. Não adianta, o jogador quer jogar, mas vai chegar a determinado momento do jogo que ele não vai conseguir correr, fora o risco de ter uma lesão.
A partida contra o Fluminense está prevista para às 19h. Será o último jogo do Grêmio como mandante no Couto Pereira. A decisão do confronto ocorre na semana seguinte, no dia 20, no Maracanã.