No retorno à Arena, o Grêmio perdeu para o Atlético-MG por 3 a 2. O Tricolor acabou sofrendo dois gols de pênaltis. Desde que chegou a Porto Alegre, o goleiro Marchesín não tem conseguido fazer a diferença na hora das penalidades, o que ocorreu também nas eliminações para o Fluminense nas oitavas de final da Libertadores e para o Corinthians nas oitavas da Copa do Brasil.
Em ambas, o Tricolor contava com Marchesín no gol, que não fez nenhuma defesa e acertou o canto em apenas duas ocasiões.
Contratado em janeiro deste ano, o argentino de 36 anos ainda não defendeu nenhum pênalti vestindo a camisa do Grêmio. No tempo normal, foram sete penalidades contra Marchesín: todas convertidas — o goleiro não acertou nenhum dos cantos das cobranças.
A primeira foi logo em sua estreia, contra o São José, pelo Gauchão. Depois, também pelo estadual, Alan Patrick, do Inter, bateu de um lado e o argentino caiu para o outro. No Brasileirão, os algozes foram Lucero, do Fortaleza, e Yuri Alberto, do Corinthians.
Contra o Fluminense, no Maracanã, Arias converteu, marcando o segundo da equipe carioca, após toque de mão de Dodi. No caso mais recente, diante do Atlético-MG, Gustavo Scarpa e Palacios converteram as cobranças.
Nas disputas das penalidades, contra Corinthians e Fluminense, foram oito cobranças. Desses, Marchesín acertou o canto em duas ocasiões, mas não defendeu nenhuma.
Ao longo de sua carreira, o goleiro argentino, que teve passagens por Lanús, Santos Laguna, seleção argentina, Porto e Celta de Vigo, defendeu nove das 70 cobranças que teve contra o seu gol. A aproveitamento em pênaltis é de 12,85%.
Antes de Marche chegar ao Brasil, seu aproveitamento era de 15,7% em penalidades — defendeu nove de 57. Para efeitos de comparação, Marcelo Grohe possui pelo Grêmio essa mesma porcentagem de aproveitamento — ele defendeu 12 dos 76 pênaltis contra enquanto defendia o Tricolor.
Raio-X do desempenho de Marchesín em pênaltis pelo Grêmio
Pênaltis no tempo normal
- Fábio Rampi - São José (Gauchão): gol, lado errado;
- Alan Patrick - Inter (Gauchão): gol, lado errado;
- Lucero - Fortaleza (Brasileirão): gol, lado errado;
- Yuri Alberto - Corinthians (Brasileirão): gol, lado errado;
- Jhon Arias - Fluminense (Libertadores): gol, lado errado;
- Gustavo Scarpa - Atlético-MG (Brasileirão): gol, lado errado;
- Palacios - Atlético-MG (Brasileirão): gol, lado errado.
Disputa nas penalidades
Copa do Brasil - Grêmio (1)0x0(3) Corinthians
- Romero: gol, lado errado;
- André Ramalho: gol, lado errado;
- Giovane: gol, lado errado;
Libertadores - Fluminense (4)2x1(2) Grêmio
- PH Ganso: trave, lado errado;
- Thiago Silva: gol, lado errado;
- John Kennedy: gol, lado certo;
- Lima: gol, lado errado;
- John Arias: gol, lado certo;
Produção: Leonardo Bender