São quase 10 anos desde a última vez que Grêmio e Criciúma se enfrentaram pelo Brasileirão. Em 2014, o Tricolor goleou o Tigre e se manteve na briga por uma vaga na Libertadores no ano seguinte.
Neste domingo (25), as equipes se reencontram pelo Brasileirão. Em 15 de novembro 2014, porém, o time gremista venceu o Criciúma por 3 a 0 no Heriberto Hülse — com gols marcados por Dudu, Barcos e Ramiro — e subiu para a terceira posição, emplacando uma recuperação no Brasileirão. No final de semana anterior, o time comandado por Felipão vencera o Gre-Nal por 4 a 1.
Do atual elenco, Geromel era o único presente. O time também tinha Marcelo Grohe, Zé Roberto, Luan e Everton Cebolinha. Entretanto, a equipe acumulou quatro derrotas seguidas nas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro (Cruzeiro, Corinthians, Bahia e Flamengo) e terminou a competição em sétimo, fora das competições continentais.
O 3 a 0, por outro lado, encaminhou o rebaixamento do Criciúma — algo que seria concretizado matematicamente na rodada seguinte. O time catarinense ficou nove anos na Série B e retornou apenas no ano passado. Por isso o reencontro com o Grêmio após 10 anos. No período, o Tricolor e o Tigre se enfrentaram pela Copa do Brasil de 2015 e Série B em 2022.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.