A vitória sobre o Athletico-PR deixa um legado para a decisão desta quarta-feira (7), às 21h30min, contra o Corinthians pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O meia Miguel Monsalve, autor de um dos gols da vitória na Arena da Baixada, ganhou pontos com a comissão técnica e virou alternativa para o ataque na decisão de vaga nas oitavas de final.
Após o empate em 0 a 0 no jogo de ida em São Paulo, o vencedor no tempo normal avança às quartas de final. Em caso de novo empate, a decisão da vaga ocorre na disputa por pênaltis.
Renato Portaluppi foi o primeiro a reconhecer o bom rendimento do estreante. O jogador contratado junto ao Independiente de Medellín ficou em campo por 65 minutos, e mostrou que poderá ser a alternativa que o técnico procurava para o lugar de Cristaldo.
— O Miguel já havia falado que era um jogador inteligente e eu estava louco para vê-lo em campo, justamente pelo que ele estava fazendo nos treinamentos. Falta ainda ritmo de jogo, mas deu para ver que ele tem qualidade — disse.
Em um jogo como o desta quarta-feira, quando o Grêmio precisará marcar gols, ter uma alternativa como Monsalve é mais um elemento valorizado para garantir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil.
A repercussão do bom desempenho de Monsalve também virou assunto na Colômbia. O repórter Eduardo Sanchez, que trabalha em veículos de Medellín-COL, citou que o gol e a boa atuação.
— Recebemos com muita alegria a estreia. Monsalve é um jovem talentoso e goleador. Ele faz muitos gols desde a equipe que jogava na base ainda. Se Renato seguir dando oportunidades a Miguel, ele marcará gols. É muito talentoso — comentou.
Renato manteve em Curitiba a mesma postura de preparação em Porto Alegre. Os treinos na capital paranaense ocorreram sem a presença da imprensa. A tendência é de que o esquema com três zagueiros seja retomado, com o trio formado por Ely, Jemerson e Kannemann. No meio, Carballo é candidato a atuar ao lado de Villasanti. Pavon, Cristaldo e Soteldo serão os atacantes.
Recuperado de uma grave lesão muscular, Diego Costa será opção no banco de reservas. O centroavante deve ganhar alguns minutos para dar sequência ao processo de recuperação.
O adversário
No Corinthians, o técnico Ramón Diáz terá muitas dores de cabeça para escalar o Corinthians. A equipe paulista também faz mistério na escalação. É provável que o time mantenha a mesma estrutura tática do primeiro confronto com o Grêmio, com uma linha de quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes.
O problema é que Raniele, suspenso, e Alex Santana, lesionado, estão fora da partida. Charles e Ryan devem ser a dupla de volantes. Yuri Alberto, em recuperação de cirurgia para retirar a vesícula, será desfalque. O jovem Giovane e Romero devem ser a dupla de ataque.