O principal mistério gremista para enfrentar o Palmeiras, em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (4), é o primeiro volante. Dodi está suspenso e Villasanti não deverá retornar a tempo dos EUA. Assim, Renato Portaluppi analisa as alternativas do elenco para a reposição. O treinador testou Rodrigo Caio em um treinamento da semana.
A tendência, no entanto, é de que o camisa 30, que sequer estreou pelo clube, permaneça no banco de reservas. Há o entendimento que Rodrigo Caio precisa de ritmo de jogo. Ele não disputa uma partida oficial desde dezembro de 2023.
A informação de que o zagueiro treinou como volante foi divulgada, inicialmente, pelo jornalista Kaliel Dorneles e confirmada pela reportagem. O teste foi realizado também para verificar a versatilidade do atleta.
A provável formação do Tricolor para o duelo desta quinta-feira, no Centenário, às 19h, tem: Marchesín; João Pedro, Geromel, Ely e Reinaldo; Carballo, Pepê, Edenilson e Cristaldo; Pavon e Gustavo Nunes.
Villasanti não chegará a tempo
A eliminação precoce do Paraguai na Copa América gerou a esperança no Grêmio sobre a possibilidade de Villasanti atuar contra o Palmeiras. Entretanto, pela logística de retorno dos Estados Unidos, o volante não deverá estar em campo no duelo desta quinta-feira. O clube estima a chegada do camisa 20 a Porto Alegre até sexta-feira (5).
Na noite de terça (2), o meio-campista foi titular na terceira derrota da seleção paraguaia na Copa América, agora para a Costa Rica. O confronto ocorreu em Austin, no Texas. Foram 74 minutos em campo.
Apesar do desejo do atleta de atuar, o Tricolor compreende que a longa viagem e também o prazo curto de recuperação podem arriscar a situação física do atleta. Pesa também a previsão de que Villasanti chegue ao Rio Grande do Sul entre o final da tarde de quinta-feira (4) e o começo da sexta-feira (5). As dificuldades de voos para o Rio Grande do Sul atrapalharam na tentativa de que o atleta tivesse condições de enfrentar o Palmeiras.
O volante, que é titular absoluto da equipe de Renato Portaluppi, voltaria no lugar Dodi, que está suspenso. Agora, ambos devem ficar à disposição contra o Juventude, no domingo, às 16h, também em Caxias do Sul, mas no Aldredo Jaconi.