Os confrontos entre Grêmio e Palmeiras costumam reservar boas histórias, não importa a competição em que se enfrentem. Pelo Brasileirão já foram 63 partidas ao longo dos anos, com vantagem de vitórias para a equipe paulista: 28 a 13, com 22 empates.
Recentemente, nos últimos quatro confrontos entre as equipes no Campeonato Brasileiro, o retrospecto é ainda mais favorável ao Verdão. São três vitórias do Palmeiras contra apenas uma do Tricolor, e esses jogos mostraram personagens interessantes para esse clássico nacional, que será disputado novamente nesta quinta-feira (4), às 19h, em São Paulo.
Nessas últimas quatro partidas, o carrasco do Grêmio foi Raphael Veiga, que marcou nas três vitórias palmeirenses, totalizando cinco gols. Em 2021, pela 10ª rodada, ele e Gabriel Menino fizeram no triunfo por 2 a 0. Na 29ª rodada, na Arena, o Verdão fez 3 a 1. Diego Souza abriu o placar para o Grêmio, mas Veiga marcou duas vezes e Breno Lopes completou a virada.
Em 2022, os clubes não se enfrentaram porque o Tricolor estava na Série B. No reencontro, em 2023, pela quinta rodada do Brasileirão, o Palmeiras aplicou uma goleada de 4 a 1. Veiga marcou duas vezes, e Mayke e Luan complementaram o placar. Bitello foi autor do único gol gremista.
Na última partida entre as equipes, entretanto, o triunfo foi do Tricolor. Pela 24ª rodada do Brasileirão de 2023, na Arena, o Grêmio venceu por 1 a 0, com gol marcado por João Pedro, que foi revelado pelo Palmeiras. Dessa forma, a "lei do ex" entrou em ação no duelo.
Tanto Veiga quanto João Pedro devem estar em campo no próximo encontro entre os clubes. O jogo será válido pela 14ª rodada do Brasileirão e novos personagens podem surgir.