Os caminhos de Grêmio e Fluminense se cruzarão nas oitavas de final da Libertadores. Depois de passar na segunda posição do grupo C, o Tricolor terá o atual campeão da principal competição sul-americana pela frente.
O retrospecto é favorável para a gaúcha. Os dois clubes já se enfrentaram em 90 oportunidades, com 41 vitórias do Grêmio, 22 empates e 27 vitórias do Fluminense, com 117 gols marcados pelo clube do RS e 97 feitos pelo time do Rio de Janeiro.
Entre os confrontos, dois deles foram pela Libertadores de 2013. No primeiro, no Engenhão, o Grêmio, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo, goleou por 3 a 0. Barcos, Vargas e André Santos fizeram os gols. No returno da fase de grupos, empate em 0 a 0 na Arena. Na ocasião, o zagueiro Cris foi expulso no primeiro tempo.
O último jogo entre os clubes foi na despedida de Suárez com a camisa do Grêmio, pela 38ª rodada do Brasileirão de 2023. No Rio de Janeiro, a equipe de Renato Portaluppi bateu os cariocas por 3 a 2, garantindo o vice-campeonato nacional. O uruguaio marcou duas vezes.
A última derrota do Grêmio para o Fluminense foi em 2019, pelo Brasileirão. Na ocasião, o time carioca bateu o tricolor gaúcho por 2 a 1 no Maracanã.
Os números do confronto
- 90 jogos
- 41 vitórias do Grêmio
- 22 empates
- 27 derrotas
- 117 gols a favor
- 97 gols contra