Após anunciar sua aposentadoria da seleção do Uruguai, nesta quinta-feira (30), Cavani foi muito celebrado por torcedores e colegas de profissão. Dentre tantas homenagens e agradecimentos, se destaca a de seu conterrâneo Luis Suárez, ex-atacante do Grêmio que formou parceria com Cavani por mais de uma década vestindo a Celeste — desde as categorias de base. Juntos, formaram a maior dupla de ataque da história do Uruguai.
Em suas redes sociais, Suárez publicou imagens dos 15 anos de parceria com Cavani. "Quando comemoramos juntos nosso primeiro gol éramos duas crianças que sonhavam em levar nosso país ao topo. Essas crianças cresceram e vivenciaram coisas únicas e inesquecíveis defendendo nosso querido time", escreveu Luisito, relembrando a trajetória da dupla.
Nascidos em Salto, cidade que fica a 500 quilômetros de Montevidéu, em 1987, Suárez e Cavani começaram a jogar juntos e a representar o Uruguai no mundial Sub-20, em 2007. No ano seguinte, a dupla subiu à equipe principal.
De lá pra cá, eles se tornaram os dois maiores artilheiros da história da seleção uruguaia. Lusito ocupa o topo desse ranking com 68 gols, 10 a mais do que Cavani. Juntos, conquistaram a Copa América de 2011 e participaram de quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022).
Eles também aparecem no topo da lista dos que mais vestiram a camisa do Uruguai até hoje. Suárez jogou 138 vezes e Cavani, 136. Os dois só perdem para o zagueiro Diego Godín, que entrou em campo em 161 jogos.
A última vez que a dupla atuou junto foi a Copa do Mundo do Catar, na vitória por 2 a 0 contra Gana, na última rodada da fase de grupos, que terminou com a eliminação uruguaia do. De lá pra cá, o nome de Cavani não apareceu nas listas de convocados — Suárez foi chamado uma vez por Bielsa desde então.
Veja o texto de Suárez à Cavani:
"Quando comemoramos juntos nosso primeiro gol éramos duas crianças que sonhavam em levar nosso país ao topo. Essas crianças cresceram e vivenciaram coisas únicas e inquestionáveis defendendo nosso querido time.
Com tristeza e alegria queríamos sempre o mesmo objetivo: que o Uruguai ganhe e que a bandeira fique bem representada.
Seu nome ficará sempre marcado na história do nosso futebol e do nosso país.
Como uruguaio, agradeço Cavani por tudo que fez pela seleção nacional
Te desejo o melhor sempre!
Avante, Uruguai!"