O técnico Renato Portaluppi prepara o Grêmio com Fabio na lateral esquerda para a partida decisiva contra o Estudiantes, nesta terça (23), pela Copa Libertadores. O principal fator para a escolha é a experiência do defensor de 33 anos. Além disso, o fato de o atleta ser destro não é considerado um problema pelo treinador.
— Joguei bastante tempo ali (no lado esquerdo). Claro que eu fico com a perna direita, mas me adaptei aos movimentos. E tem também algumas vantagens. Se o Renato precisar, estou pronto para ajudar a equipe — disse o atleta após a vitória contra o Cuiabá neste sábado (20).
Quando fala em "ficar com a perna direita", Fábio refere-se ao fato de, como destro, não poder avançar até a linha de fundo pela ponta esquerda e fazer um cruzamento com o seu pé preferencial. Contudo, conforme apurado por GZH, uma das "vantagens" citadas pelo lateral envolve a marcação do ponta adversário.
O ponta-esquerda do Estudiantes, que deve ser marcado por Fábio no jogo, é Tiago Palácios, 24 anos, que é canhoto e, por isso, costuma levar a bola para o meio para finalizar ou passar com a "perna boa". Com isso, ter um lateral destro no flanco esquerdo pode contribuir no ponto de vista defensivo, na opinião de Renato.
O lateral deve seguir como titular nos próximos dois jogos da Libertadores, contra Huachipato, no Chile, e Estudiantes, na Arena, uma vez que Reinaldo e Mayk só retornarão na última partida da fase de grupos, diante do The Strongest, no dia 29 de maio.
Renato contará com o retorno do volante Pepê, recuperado de dores musculares, mas não deve ter o centroavante Diego Costa, ainda com um problema na coxa esquerda. Com isso, o treinador prepara a equipe com João Pedro Galvão no time titular.
Uma provável escalação do Grêmio teria: Marchesín; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Fabio; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Gustavo Nunes, João Pedro Galvão e Soteldo. Contudo, não pode ser descartada a entrada de Dodi no lugar de Pepê ou até de Gustavo Nunes para reforçar o meio-campo.
A delegação tricolor viaja para La Plata em voo fretado na tarde desta segunda (22). O jogo contra o Estudiantes, na terça (23), será às 19h, no Estádio Jorge Luís Hirschi.