O Grêmio estreia no Brasileirão neste domingo (14), às 16h, diante do Vasco da Gama, em São Januário. Vindo de derrota na Libertadores, o Tricolor irá enfrentar um adversário que não atua há quase um mês e pode apresentar surpresas no final de semana. O Desenho Tático de GZH projeta a partida.
O longo tempo sem jogar do Vasco ocorre porque a equipe foi eliminada na semifinal do Carioca. Desde a derrota para o Nova Iguaçu, em 17 de março, o clube realizou apenas amistosos. Foram três vitórias sobre Olaria, Volta Redonda e América-MG.
O grande desafio de Ramón Díaz na arrancada do Brasileirão é a ausência do francês Dimitri Payet, lesionado. O meia foi o jogador do Vasco com mais participações em gols no Carioca, com duas bolas nas redes e quatro assistências. Seu desfalque abre dúvida na escalação e na formação tática do time para a estreia. A dúvida está entre David, Galdames e Maycon. Dos três, dois apenas devem jogar.
O esquema mais utilizado por Ramón Díaz no ano foi com três zagueiros, mas o treinador testou uma formação com linha de quatro no amistoso do último sábado diante do América-MG, que deve ser repetida contra o Grêmio.
Provável Vasco para estreia no Brasileirão:
Grêmio
Depois de preservar jogadores na derrota para o Huachipato, pela Libertadores, o técnico Renato Portaluppi voltará escalar força máxima na estreia do Brasileirão. Assim, o Tricolor terá a base da equipe que conquistou o Gauchão. A principal dúvida está na lateral-esquerda pelas lesões de Mayk e Reinaldo. Fabio, que jogou improvisado na função na ida da final do Gauchão, pode iniciar no setor. Na defesa, Rodrigo Ely pode aparecer no lugar de Geromel.
Duelos
Com seus titulares à disposição, Renato Portaluppi dará sequência ao seu sistema tático preferido, o 4-2-3-1. O Grêmio terá no Brasileirão a missão de melhorar o sistema defensivo após ter tido a quarta defesa mais vazada no ano passado.
Diante do Vasco, os principais perigos estão nas jogadas pelos lados do campo. No Campeonato Carioca, o time de Ramón Díaz foi o que mais acertou cruzamentos, uma mdia de 8,2 por partida. O principal alvo das jogadas é o centroavante Pablo Vegetti. O argentino fez seis gols nesta temporada, quatro deles tiveram origem em cruzamentos, tanto pelo alto quanto pelo chão.
Para explorar
A defesa tem sido um ponto fraco do Vasco na temporada. A equipe sofreu 16 gols em 15 jogos, média superior a um por jogo. Em casa, a tendência é de que Ramon Díaz busque propor o jogo, o que dará ao Grêmio a possibilidade de explorar uma das fragilidades da equipe, que é a transião defensiva. Dessa forma, se o Tricolor conseguir acelerar logo após roubar a bola, poderá ter sucesso. Nesse cenário, Pavon e Gustavo Nunes serão armas importantes para Renato Portaluppi.