A estreia do Grêmio em casa pela Libertadores marcará o reencontro de Soteldo com o Huachipato. Nesta terça, o venezuelano deve começar no banco de reservas contra o clube em que jogou em 2017, logo após surgir como uma das promessas do futebol da Venezuela.
Formado na base do Zamora-VEN, o camisa 7 do Tricolor teve no time chileno sua porta de entrada para o futebol internacional. Soteldo foi uma das peças-chave da classificação ao Mundial Sub-20 da Coreia do Sul 2017 pelo seu país. As atuações fizeram com que o Huachipato fosse buscar o camisa 10 na pouco conhecida equipe venezuelana.
À época, o jornal Marca, da Espanha, afirmou que Soteldo era um meia que chamava a atenção de clubes como Real Madrid, Barcelona, Villarreal, Sevilla, Alavés e Mallorca em busca de jóias sul-americanas durante o torneio juvenil.
“Yeferson Soteldo (Venezuela) de Huachipato (Chile) possui uma luva na sua chuteira direita”, escreveu o periódico espanhol.
Com a camisa dos "Aceros", ele fez 29 jogos, com nove vitórias, oito empates e 12 derrotas, tendo marcado seis vezes. Dali, se transferiu e chamou a atenção da Universidad do Chile, onde atuou antes de vir jogar no Brasil pela primeira vez no Santos.
Foi com a camisa de "La U" que Soteldo reencontrou o Huachipato pela primeira vez. Foram duas partidas e invencibilidade do venezuelano contra sua ex-equipe. Pelo Campeonato Chileno de 2018, uma vitória e um empate, com uma assistência em cada jogo.
Soteldo no Huachipato
- 29 jogos (nove vitórias, oito empates e 12 derrotas)
- 6 gols marcados
Soteldo contra Huachipato
Pela Universidad do Chile
- 2 jogos (uma vitória e um empate)