O primeiro jogo da final do Gauchão de 2024 acabou com igualdade no placar no Alfredo Jaconi. Jogando fora de casa, o Grêmio ficou no 0 a 0 com o Juventude em Caxias do Sul e conseguiu deixar a decisão do campeonato para a Arena no próximo sábado (6), também às 16h30min. Quem vencer na semana que vem, comemorará o título. Em caso de novo empate, o título será definido nos pênaltis.
Até mesmo por jogar longe dos seus domínios, o Tricolor teve dificuldades para impor o seu estilo de jogo durante os 90 minutos de partida na Serra. Após o confronto, o técnico Renato Portaluppi admitiu que a equipe não fez boa partida no Jaconi.
— Ficamos devendo, foi um jogo muito truncado, disputado na parte física. Muitas faltas, poucas oportunidades de ambos os lados. Foram os primeiros 90 minutos, agora temos mais 90 na Arena. Vamos ter o apoio da nossa torcida, devemos jogar mais para que possamos conquistar o título. Hoje, não jogamos tão bem assim. Vamos ter essas armas a nosso favor. O 0 a 0 ficou de bom tamanho pelo que aconteceu nos 90 minutos — analisou o treinador gaúcho, que elogiou o time do Juventude.
— Eles marcaram bem, o Grêmio também anulou as jogadas deles, uma ou outra situação no primeiro tempo por falhas nossas. Foi um jogo truncado. Eles têm uma boa equipe, o Roger vem fazendo um bom trabalho. Eles não chegaram à toa na final.
Mesmo dependendo apenas da vitória para ser campeão gaúcho pela sétima vez consecutiva, Renato preferiu não admitir o favoritismo do Grêmio para o confronto do próximo sábado e lembrou que o Inter viveu a mesma situação na semifinal.
— O Grêmio sempre joga para vencer, mas hoje não estivemos tão bem. O 0 a 0 não nos credencia a ser campeão. O Inter esteve aqui, empatou, mais um empate no Beira-Rio e eliminado nos pênaltis. Tudo pode acontecer nos próximos 90 minutos. Não vamos jogar duas vezes mal assim. Agora, acredito que a gente pode se apresentar melhor — finalizou.
Antes de decidir o título em casa no próximo final de semana, o time de Renato Portaluppi terá pela frente o The Strongest, na Bolívia, pela estreia na Libertadores, na próxima terça-feira.